Participamos do

Companhia escandinava comprará Nextel por U$$ 200 milhões

De acordo com executivo da companhia, as negociações já estão em fase avançadas. Ele acredita que os trabalhos podem ser concluídos nos próximos dois meses
11:15 | Jun. 06, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A operadora Nextel anuncia nesta terça-feira, 6, uma transação que vai trazer um alívio de U$$ 200 milhões em caixa e um novo controlador para a empresa: a escandinava AINMT, que opera na Noruega, Suécia e Dinamarca, com a marca Ice, desde 2009. A Brasil Nextel possui mais de 3 milhões de clientes em São Paulo e Rio de Janeiro.
 

A compra será realizada em duas fases. No primeiro momento, a AINMT vai injetar U$$ 50 milhões na Nextel Brasil. Após este processo, o grupo terá posse de 30% da companhia, que hoje é controlada pela NII Holdings, listada na Nasdaq. Já na segunda fase, o novo grupo vai injetar mais de U$$ 150 milhões, condicionada à renegociação dos prazos das dívidas da Nextel Brasil, que somavam U$$ 756 milhões ao término do ano passado.
 

Após as duas etapas de transação, o presidente da Nextel Brasil, Roberto Rittes, disse que o grupo escandinavo passará a ter 60% dos direitos da empresa brasileira. A NII ficará com os outros 40%. A AINMT tem até 15 de novembro para realizar a segunda fase da transação. Já as companhias, em conjunto, terão até 31 de janeiro de 2018 para finalizar todas as etapas do processo de transação.
 

De início, a AINMT terá direito a duas cadeiras no conselho de administração da Nextel Brasil, de um total de cinco assentos. Já a NII fica com três indicações até a finalização completa da capitalização. Em janeiro de 2018, as posições se inverterão: o grupo escandinavo fica com três assentos, e a NII, dois.
 


Da dívida total ao término de 2016, a Nextel Brasil tinha vencimentos previstos de US$ 540 milhões para serem honrados ao longo deste ano. A companhia obteve, no último mês de dezembro, um caixa de US$ 250 milhões. Os compromissos estão concentrados no Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal (CEF) e no China Development Bank (CDB). A Nextel tem como objetivo conseguir a carência de quatro anos para a amortização do valor principal dos compromissos. 
 


De acordo com Rittes, as negociações já estão em fase avançadas. Ele acredita que os trabalhos podem ser concluídos nos próximos dois meses. O presidente ainda destacou que a companhia teve obter êxito em seu plano estratégico operacional de ampliar a cobertura 4G.
 

O executivo da Nextel Brasil ressaltou que o grupo escandinavo já tem experiência em atuar como terceira entrante em mercados consolidados de telefonia. "O foco deles é se diferenciar e buscar espaço com atendimento aos clientes e qualidade. O Brasil ainda é algo novo para o grupo. A AINMT estudou entrar no leilão de 4G e esteve perto de concluir uma parceria com a Telefônica para operação na frequência de 450 megahertz.  É bom ter como parceiro alguém que já conhece o mercado, mesmo sendo um entrante."
 
 

Rittes destacou ainda que o objetivo da gestão é revitalizar a imagem de satisfação que a marca obteve ao longo dos anos. Essencialmente, a Nextel opera com esforços de venda nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, onde sua participação de mercado com clientes pós-pagos (foco do negócio) é de 9,4% e 17%, respectivamente. Fora do eixo Rio-São Paulo, os clientes  recebem cobertura da operadora Vivo. 
 

O executivo ainda disse que com a chegada da AINMT será possível avaliar no futuro o início de vendas fora das duas principais metrópoles brasileiras. Para ele, o grupo escandinavo tem uma vasta experiência de sucesso com venda on-line. "Dessa forma, será possível ampliar o mercado atendido, mas sem o ônus dos custos com força de vendas local."
 
 
Redação O POVO Online 


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente