Participamos do

Demanda por voos domésticos cresce 2,2% em maio

Foi a terceira alta do indicativo após 19 meses consecutivos de queda
14:38 | Jun. 26, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A demanda por voos nacionais registrou aumento de 2,2% no último mês de maio, no comparativo com o mesmo período de 2016, de acordo com dados divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) nesta segunda-feira, 26. Foi a terceira alta do indicativo após 19 meses consecutivos de queda. A oferta de assentos cresceu 2,9% na mesma comparação anual.

 

De acordo com o levantamento, em maio deste ano, foram transportados 7,1 milhões de passageiros pagos em voos domésticos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

Gol e Latam lideram a demanda de voos nacionais com participações de mercado da ordem de 35,1% e 32,4%, respectivamente. A Azul teve mais um mês de crescimento em sua participação, alcançando recorde de 18,9% no mês, enquanto a Avianca registrou 13,1%. Assim, a participação das concorrentes das duas líderes cresceu 12,3% na comparação com igual mês do ano anterior, atingindo 32,5% no último mês de maio.

 

Já a taxa de aproveitamento dos assentos das aeronaves foi de 77,8%, o que representou queda de 0,7% em relação ao mês de maio do ano passado.

 

Internacional

 

A demanda por voos internacionais cresceu 11,7% entre as empresas nacionais. Este foi o oitavo mês consecutivo de alta. A oferta cresceu 9%, 7º mês de aumento consecutivo. Ambos os indicadores alcançaram o seu maior nível para o mês de maio na série histórica iniciada em 2000.

 

No acumulado deste ano, a demanda subiu 11,1% e a oferta cresceu 6,3%, no comparativo com maio de 2016.

 

No último mês de maio, a Latam liderou  o mercado internacional com 79,8% de participação enquanto a Gol e a Azul obtiveram 9,8% e 10,3%, respectivamente.

 

A taxa de aproveitamento dos assentos das aeronaves das empresas brasileiras no mercado internacional foi de 84,3% no mês, o que representou um aumento de 2,5% na comparação com maio de 2016. 

 

 

 

Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente