Participamos do

Bancos realizam negociação de dívidas online

Ação faz parte de campanha do Governo Federal e Federação dos bancos. Há 377 empresas cadastradas
17:35 | Mai. 09, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1] 
Consumidores podem renegociar dívidas com instituições financeiras pela internet até próximo dia 31, utilizando uma plataforma disponibilizada pelo Governo Federal no portal consumidor.gov.br.
 
 
O consumidor interessado deve registrar seu relato na plataforma e a empresa credora tem até 10 dias para manifestar-se a respeito. Após a manifestação, o consumidor tem mais 20 dias para responder e classificar a demanda como resolvida ou não resolvida.
 
 
A plataforma tem 377 empresas cadastradas. Segundo o secretário Nacional do Consumidor, Arthur Rollo, as maiores instituições financeiras do País estão cadastrados. “Caso a dívida seja com uma instituição que não está cadastrada, o consumidor pode informar e a gente vai tentar contato”, explicou.
 
 
 
A ação faz parte da 4ª Semana Nacional de Educação Financeira, que envolve órgãos e entidades como o Banco Central, Ministério da Justiça e Federação Brasileira de Bancos (Febraban). No ano passado, houve 3.034 manifestações de consumidores finalizadas, com média de solução de 79,5%, de acordo com dados do Ministério da Justiça.
 
 
Rollo disse que durante a campanha há uma força-tarefa para estimular a resolução das dívidas, mas ressaltou que os Procons também podem fazer a mediação desse tipo de contato em outros períodos. “Nos Procons é desenvolvido o ano inteiro”, afirmou.
 
 
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente