PUBLICIDADE
Notícias

Sob influência do atual cenário político, confiança do consumidor brasileiro volta a cair

De acordo com o levantamento da FGV, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) recuou no 3,1 pontos no mês de abril, ficando em 82,2

10:39 | 26/04/2017
A confiança do consumidor brasileiro voltou a cair neste mês de abril, desta vez, sob influência do atual cenário político do País, de acordo com pesquisa divulgada nesta quarta-feira, 26, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

De acordo com o levantamento, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) recuou 3,1 pontos no mês de abril, ficando em 82,2. Para Viviane Bittencourt, coordenadora da pesquisa, a queda de confiança está em um quadro que pode ser considerado como um pessimismo moderado. Ela ainda ressaltou que expectativas foram afetadas por fatores políticos, com destaque para escândalos de corrupção.

Nos dados do ICC, o Índice de Expectativas (IE) apresentou uma queda  de 4,6 pontos, ficando em 91,1 pontos. O Índice da Situação Atual (ISA) teve retração de 0,7 ponto, caindo para 70,8 pontos.

A queda da confiança do consumidor ocorre em um cenário de inflação baixa, diminuição nas taxas de juros e liberação do saque de contas inativas do FGTS. Porém, o aumento da incerteza, principalmente no ambiente político parece agir como uma ducha de água fria no sentimento dos consumidores", ressaltou a FGV.
 
 
Redação O POVO Online 
TAGS