PUBLICIDADE
Notícias

Ceará apresenta melhor situação fiscal do País em 2016

O Estado desembolsou 11,1% da Receita Corrente Líquida (RCL) em investimentos, seguido da Bahia (11%) e Piauí (10,7%)

15:46 | 06/04/2017

O Ceará foi o estado que apresentou melhor situação fiscal do País em 2016. Os números constam no relatório da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) e apontam indicadores como gastos com pessoal, dívida com a União, além da capacidade de investimentos das unidades federativas.

 

No ano passado, o Ceará desembolsou 11,1% da Receita Corrente Líquida (RCL) em investimentos, seguido da Bahia (11%) e Piauí (10,7%). Os três estados que menos disponibilizaram recursos no ranking foram Goiás (2,7%), Amapá (2,1%) e Rio Grande do Sul (1,8%).

 

No entanto, o relatório aponta como preocupante gasto com pessoal das unidades federativas. O Ceará desembolsa 49,3% da RCL para o pagamento de salários de ativos, inativos e pensionistas.

 

“O principal problema dos estados é o elevado comprometimento dos orçamentos com gastos de pessoal, especialmente por conta do grande desequilíbrio previdenciário”, alerta o estudo. A disponibilidade de recursos no caixa do Estado foi de R$ 2,5 bilhões no ano passado, enquanto Rio de Janeiro e Minas Gerais apresentaram déficit de R$ 11,1 bilhões e 3,7 bilhões respectivamente.

TAGS