Participamos do

Uece inaugura este mês projeto Árvore Solar para abastecer bicicletas elétricas

O equipamento passará a funcionar no próximo dia 21
12:15 | Fev. 09, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A Universidade Estadual do Ceará (UECE) inaugura no próximo dia 21 o projeto Árvore Solar, formado por dez painéis fotovoltaicos postos sobre as palmas de uma palmeira metálica que carregam as baterias de uma frota de dez bicicletas elétricas. As bicicletas serão utilizadas pela equipe de segurança do campus da Instituição, no primeiro momento.

O reitor Jackson Sampaio presidirá a inauguração do equipamento, às 15h, ao lado de representantes das empresas parceiras, integrantes da direção da Universidade, de servidores docentes, servidores técnico-administrativos e estudantes.

O projeto surgiu de uma parceria da UECE, por meio do Mestrado Acadêmico em Ciências Físicas Aplicadas, com a empresa Eco Soluções em Energia, associada à Incubadora de Empresas da UECE (IncubaUECE), que conta com o apoio técnico em arquitetura da Projec. Por estar associada a incubadora pública, a Eco soluções em Energia pode contar com o apoio do Fundo de Inovação Tecnológica do Ceará (FIT/CE), por meio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), que analisou e aprovou o projeto.

Durante o dia, quando as bicicletas estiverem conectadas à árvore, os painéis carregarão as baterias. Quando as bicicletas estiverem em uso, a árvore repassará a energia para a rede pública, gerando créditos para a UECE utilizar posteriormente. A bicicleta com necessidade de carga à noite usará a energia da concessionária.
 
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente