Participamos do

Como limpar o glitter do seu carro

Com o Carnaval chegando, muitas pessoas vão curtir a festa e acabam deixando pedacinhos de fantasias e adereços que podem causar danos ao estofado e lataria
02:00 | Fev. 07, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Ao voltar da festa, o indicado é limpar o quanto antes. Segundo Sâmela França, dona do Rafinha’s Lavo Jato, confetes, glitter e misturas de goma e água, muito usados nos mela-melas, não prejudicam a lataria desde que não passem muito tempo em contato com o carro.


“A bebida também, por exemplo, que muita gente derrama, se passar mais de uma semana, pode dar uma diferença na cor da lataria e só melhora se fizer um polimento. O confete também, se ele estiver molhado, pode queimar a pintura”.

 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Quanto ao exterior do carro, caso você esteja longe de um lava jato e não possa mandar fazer uma lavagem completa no dia seguinte, lavar com um shampoo automotivo resolve. “Nunca use esponja de lavar pratos. Utilize uma esponja macia”, comenta Sâmela. Na falta de um produto específico, dilua detergente neutro em água para remover bebidas ou outras misturas.

 

Caso os confetes estejam molhados e tenham grudado na pintura, você pode passar cera de carnaúba e em seguida utilizar a máquina de polimento. Na falta desta, utilize uma esponja macia, esfregando devagar os confetes até saírem. No estofado, é preciso ter cuidado com produtos líquidos, como cola, bebidas e água. “O glitter com cola mancha os bancos, por exemplo”, comenta Sâmela. Nesse caso, utilize um spray com detergente neutro. Esfregue o tecido devagar para que saia a mancha, em seguida borrife água limpa e por último utilize o secador na área.

 

Se for só o glitter em si, uma boa aspiração resolve. Na falta de um aspirador de pó, uma dica é utilizar fita adesiva e ir passando nos bancos para remover as partículas. Se o glitter estiver somente por fora do carro, utilize um paninho umedecido. Tome cuidado com lantejoulas e paetês, que também são comuns em fantasias de Carnaval. Caso elas estejam espalhadas pela lataria, utilize ainda o pano umedecido, mas com cuidado para não criar atrito entre as partículas e a tinta, ou então poderá arranhar o carro.

 

Antes da folia

Se você já sabe que vai festejar durante o final de semana pelos bloquinhos, por exemplo, então já pode tomar alguns cuidados para amenizar a ação desses componentes no seu veículo.

 

Khalyl Tebet, proprietário Car Wash Ecológico, indica a lavagem seguida de polimento com cera protetora. “A cera cria uma película contra raios ultravioletas e dificulta a aderência desses produtos e impede que prejudiquem a pintura do carro”. Um outro procedimento que pode ser feito é a cristalização. Mais protetor que o enceramento, esse processo evita reações químicas que possam acontecer entre a cola do glitter e a tinta do carro.. Para os estofados, a solução é passar um impermeabilizante. Sâmela conta que ele não protege do acúmulo de glitter e confete, mas evita o desgaste de misturas de água e goma. “Ele protege contra líquidos, evitando mofo no bancos”, conclui.

 

Larissa Pacheco/Especial para O POVO 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente