Participamos do

Roberto Cláudio lança programa de sustentabilidade para construção civil

A Certificação Ambiental Fator Verde possibilitará que o Município certifique construções sustentáveis, com o objetivo de alcançar índices de sustentabilidade de construções
13:26 | Jan. 10, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]O prefeito Roberto Cláudio anunciou nesta terça-feira, 10, a Certificação Ambiental Fator Verde, selo que possibilitará que o Município certifique construções sustentáveis, com o objetivo de alcançar índices de sustentabilidade de construções. O anúncio aconteceu durante um encontro na manhã desta terça-feira com Beto Studart, presidente da Fiec (Federação das Indústrias do Estado do Ceará).

O Fator Verde será concedido pela Prefeitura em quatro níveis: bronze, prata, ouro e diamante. A avaliação será realizada segundo 45 critérios, sendo 12 obrigatórios e 33 opcionais, distribuídos em seis fatores: Cidade Sustentável, Hídrico, Ambiente Saudável, Energético, Materiais e Resíduos e Social. Entre os aspectos a serem analisados para a concessão da certificação estão o acesso ao transporte público, gentilezas urbanas, iluminação natural e captação de águas pluviais. 

A certificação é optativa e será aplicada aos projetos de novas construções e grandes reformas, seja de uso residencial, comercial ou misto, nos setores público e privado. O projeto contribuirá  para a redução dos processos de degradação dos recursos naturais, servindo como ferramenta para o Licenciamento Ambiental de Fortaleza.

A prefeitura ainda pretende lançar, dentro do Programa Fortaleza Online, a Licença Ambiental Simplificada para Construção Civil Online. No processo físico, o Licenciamento será emitido em até 48 horas, sem perda do rigor técnico. O serviço está disponível no endereço eletrônico.

Outro serviço a ser lançado pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), é o Alvará de Construção Regular. O novo serviço está disponível no Programa Fortaleza.
 
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente