Termo de Uso Política de Privacidade Política de Cookies Conheça O POVO Trabalhe Conosco Fale com a gente Assine Ombudsman
Participamos do

Roberto Cláudio lança programa de sustentabilidade para construção civil

A Certificação Ambiental Fator Verde possibilitará que o Município certifique construções sustentáveis, com o objetivo de alcançar índices de sustentabilidade de construções
13:26 | Jan. 10, 2017
Autor -
Foto do autor
- Autor
Tipo Notícia

[FOTO1]O prefeito Roberto Cláudio anunciou nesta terça-feira, 10, a Certificação Ambiental Fator Verde, selo que possibilitará que o Município certifique construções sustentáveis, com o objetivo de alcançar índices de sustentabilidade de construções. O anúncio aconteceu durante um encontro na manhã desta terça-feira com Beto Studart, presidente da Fiec (Federação das Indústrias do Estado do Ceará).

O Fator Verde será concedido pela Prefeitura em quatro níveis: bronze, prata, ouro e diamante. A avaliação será realizada segundo 45 critérios, sendo 12 obrigatórios e 33 opcionais, distribuídos em seis fatores: Cidade Sustentável, Hídrico, Ambiente Saudável, Energético, Materiais e Resíduos e Social. Entre os aspectos a serem analisados para a concessão da certificação estão o acesso ao transporte público, gentilezas urbanas, iluminação natural e captação de águas pluviais. 

A certificação é optativa e será aplicada aos projetos de novas construções e grandes reformas, seja de uso residencial, comercial ou misto, nos setores público e privado. O projeto contribuirá  para a redução dos processos de degradação dos recursos naturais, servindo como ferramenta para o Licenciamento Ambiental de Fortaleza.

A prefeitura ainda pretende lançar, dentro do Programa Fortaleza Online, a Licença Ambiental Simplificada para Construção Civil Online. No processo físico, o Licenciamento será emitido em até 48 horas, sem perda do rigor técnico. O serviço está disponível no endereço eletrônico.

Outro serviço a ser lançado pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), é o Alvará de Construção Regular. O novo serviço está disponível no Programa Fortaleza.
 
Redação O POVO Online 
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Olimpíada: Laís Nunes perde no torneio feminino de wrestling

Esportes
02:47 | Ago. 03, 2021
Autor Agência Brasil
Foto do autor
Agência Brasil Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A brasileira Laís Nunes foi superada pela búlgara Taybe Yusein por 4 a 1 nas oitavas de final da categoria até 62 kg no estilo livre do wrestling na Olimpíada de Tóquio (Japão). A luta foi disputada na noite desta segunda-feira (2) no Centro de Convenções Makuhari Messe.

A brasileira ainda depende dos próximos resultados da adversária para saber se terá chances de disputar a repescagem.

No último domingo (1), na categoria até 76 kg no estilo livre, Aline Silva já havia perdido para a turca Yasemin Adar por 6 a 0. Eduard Soghomonyan, único representante brasileiro no masculino, acabou sendo superado pelo alemão Eduard Popp por 2 a 0, na categoria até 130 kg no estilo greco-romano.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Olimpíada: Brasil bate Japão e vai às semifinais do vôlei

Tóquio 2021
02:41 | Ago. 03, 2021
Autor Bemfica de Oliva
Foto do autor
Bemfica de Oliva Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A seleção brasileira está nas quartas de final do vôlei de quadra masculino. Em partida contra o Japão, seleção anfitriã da Olimpíada de Tóquio, os brasileiros venceram por 3 sets a 0.

O primeiro tempo teve disputa equilibrada na maior parte do tempo, com embate ponto a ponto. No final o Brasil conseguiu abrir vantagem, levando o set por 25 a 20.

Na segunda rodada o Japão manteve domínio boa parte do tempo, chegando a abrir quatro pontos de vantagem várias vezes. O Brasil conseguiu reverter e levou o placar a 17-17, virando em seguida. Ao fim, o placar do set foi de 25-22.

No set final, o Brasil dominou a disputa o tempo inteiro, chegando a abrir seis pontos de vantagem, em 14-8. A pontuação que deu a vitória à seleção foi de 25-20. O match point foi de Maurício Souza.

Com a vitória, o Brasil encara a seleção do Comitê Olímpico Russo, única equipe a vencer os brasileiros nessa Olimpíada, pelas semifinais do vôlei masculino. A partida será na sexta-feira, 6, às 9 horas (horário de Brasília).

OLIMPÍADAS DE TÓQUIO: CONFIRA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

No estádio olímpico, brasileiros não avançam às finais no atletismo

Esportes
02:17 | Ago. 03, 2021
Autor Agência Brasil
Foto do autor
Agência Brasil Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Um grupo de 10 brasileiros entrou no Estádio Olímpico para participar de quatro provas na abertura de mais um dia de atletismo na Olimpíada de Tóquio (Japão) na noite desta segunda-feira (2).

Porém, nenhum deles conseguiu avançar às disputas por medalhas. Nos 1500 metros (m) rasos, o brasileiro Thiago André finalizou a sua bateria na 13ª colocação, com o tempo de 3min47s71, e foi eliminado. “A prova é muito dura, tem muito contato físico, ainda mais valendo classificação. Ocorreram muitos toques, tive um pisão no pé que está doendo bastante, mas não foi motivo para sair da prova. Mas na última queda, do atleta do Qatar, tive que sair da pista e tinha uma câmera, eu tive que parar para depois voltar. Não sei se foi uma prova ou um ringue de boxe. Como não fui bem nos 800 m, entrei hoje para relaxar, dar meu melhor e ganhar experiência para o próximo ciclo”, declarou o atleta ao Comitê Olímpico do Brasil (COB).

Já na prova do salto triplo, o Brasil contou com a participação de três atletas. No grupo A, Alexsandro Melo, após saltar 15,65 m na primeira oportunidade, se lesionou e abandou a prova. Na mesma chave, Mateus de Sá conseguiu 16,49 m. No grupo B, Almir Júnior não passou de 16,27 m e também foi eliminado na fase inicial.

“Estou feliz, orgulhoso, comecei a prova bem, no primeiro salto fiz 16,49 m. Acho que faltou um pouco de tranquilidade quando vi que estava ali na briga. Tinha que saltar para melhorar minha marca. Agora a gente encerra o ciclo Tóquio, começa o ciclo Paris, e tenho certeza de que chegarei maduro, mais preparado”, declarou Mateus Sá.

Tiffani Marinho representou o Brasil nos 400 m rasos. Com o tempo de 52s11, ela saiu forte e chegou a estar entre as três primeiras, que avançam diretamente, mas perdeu fôlego e finalizou em quinto, e não foi adiante no torneio.

Jucilene Lima, no arremesso de dardo, ficou com a marca de 60,14 m, fechando na 6ª posição do Grupo A. Na chave B, a brasileira Laila Ferrer obteve a 10ª posição com 59,47 m. A dupla foi eliminada na primeira fase.

Nos 200 m rasos, Jorge Vides acabou a primeira bateria em quarto lugar com 20s94. “O resultado não foi o esperado. Venho treinando muito forte. Não saí da maneira como deveria ter saído, e meu forte é o final de prova. Por não ter acelerado bem, não consegui sair da curva para reta mais forte, mas agora é pensar no revezamento, pois temos chance de medalha”, comentou o velocista. Na terceira bateria, Aldemir Júnior fez apenas 20s84. Na quinta série, Lucas Vilar fez 21s31, fechando em sexto lugar. O trio verde e amarelo não conseguiu seguir adiante.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Horóscopo do dia (03/08): previsão do seu signo para hoje, terça

Signos hoje
02:00 | Ago. 03, 2021
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Noticia

Confira a previsão do horóscopo para seu signo hoje, terça, 3 de agosto (03/08). Veja abaixo as dicas para cada posição do Zodíaco para o signo solar. O destaque astral é o trígono da Lua com Saturno.

Horóscopo de hoje para Áries (21 de março a 20 de abril)

Tente se disciplinar e direcionar o pensamento para o trabalho e o dia a dia, beneficiados pelo trígono da Lua com Saturno. A comunicação pode ficar complicada frente aos desafios diários, já que a tensão lunar com Vênus e Netuno lhe predispõe a postura emocional que afeta o discurso.

Horóscopo de hoje para Touro (21 de abril a 20 de maio)

Busque exercitar a capacidade de análise, beneficiada pelo trígono Lua-Saturno, antes de tomar decisões que envolvam dinheiro. Momento desfavorável entre finanças e prazeres, devido à tensão lunar com Vênus e Netuno, de modo que é necessário buscar opções econômicas.

Horóscopo de hoje para Gêmeos (21 de maio a 20 de junho)

Devido ao trígono Lua-Saturno, tente encarar os desafios de forma racional para definir estratégias que lhe ajudem a evitar que certas situações se repitam. Situações de instabilidade em casa e no trabalho podem pesar sobre seu estado emotivo, como aponta a tensão lunar com Vênus e Netuno.

Horóscopo de hoje para Câncer (21 de junho a 22 de julho)

Busque cultivar discrição, limitando-se ao contato com pessoas confiáveis e que agreguem a suas experiências, pois a Lua se harmoniza com Saturno. Afloram dramas pessoais com a Lua tensionada a Vênus e Netuno, atrapalhando a extroversão da sua imagem para além do universo íntimo.

Horóscopo de hoje para Leão (23 de julho a 22 de agosto)

Tente exercitar a objetividade e o senso crítico, como sinaliza a relação harmoniosa da Lua com Saturno. A Lua forma aspectos tensos com Vênus e Netuno, alertando para a necessidade de minimizar gastos inúteis e evitar empréstimos a amigos para não afetar o orçamento e as relações.

Horóscopo de hoje para Virgem (23 de agosto a 22 de setembro)

Procure se concentrar nas rotinas de trabalho, dando valor às atividades introspectivas, devido ao trígono Lua-Saturno, a fim de aliviar a pressão nas amizades. As relações do dia a dia tendem a ficar instáveis na tensão lunar com Vênus e Netuno, exigindo postura diplomática.

Horóscopo de hoje para Libra (23 de setembro a 22 de outubro)

Tente valorizar o repouso e o conforto de ambientes íntimos, pois a Lua estabelece trígono com Saturno, apontando fortalecimento em meio à quietude. A Lua transita tensionada a Vênus e Netuno, indicando déficit emocional que abala significativamente seu bem-estar, sobretudo do ponto de vista físico.

Horóscopo de hoje para Escorpião (23 de outubro a 21 de novembro)

Busque prezar por comunicação objetiva, apesar de discreta, em busca de acordos, como pontua o trígono Lua-Saturno. As relações encontram-se vulneráveis a desafetos e rancores, como aponta a tensão lunar com Vênus e Netuno, de modo que é necessário equilíbrio emotivo diante de atritos.

Horóscopo de hoje para Sagitário (22 de novembro a 21 de dezembro)

Procure transmitir equilíbrio emotivo e confiabilidade, pois é disso que as pessoas merecem, considerando a harmonia Lua-Saturno. Desafios nos meios profissional e familiar afloram com a Lua tensionada a Vênus e Netuno, afetando o bem-estar das parcerias, que podem sucumbir à pressão do entorno.

Horóscopo de hoje para Capricórnio (22 de dezembro a 20 de janeiro)

Tente não se deixar contaminar pelos conflitos, agindo com ética e maturidade promovidas pela harmonia lunar com Saturno. A Lua tensionada a Vênus e Netuno tende a fragilizar a comunicação ligada ao dia a dia, de modo que ocorrem problemas pela falta de empatia e solidariedade.

Horóscopo de hoje para Aquário (21 de janeiro a 18 de fevereiro)

Busque valorizar prazeres que caibam no orçamento, como sugere o trígono Lua-Saturno. O circuito material tensionado ao social, em decorrência da tensão lunar com Vênus e Netuno, alerta para a importância da discrição e de controlar os gastos para preservar a imagem pública e o dinheiro.

Horóscopo de hoje para Peixes (19 de fevereiro a 20 de março)

Devido ao trígono Lua-Saturno, tente se aconselhar com pessoas maduras e de confiança, mas acalmando a sede de atenção, cuidando mais de si. Frustrações de ordem emotiva tendem a aflorar com a Lua tensionada a Vênus e Netuno no circuito dos relacionamentos íntimos, minando a autoestima.

Informações de horóscopo fornecidas por Personare

Mais sobre signos

Veja se a sua previsão se cumpriu: horóscopo para segunda, 2 de agosto (02/08).

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Martine Grael e Kahena Kunze são bicampeãs olímpicas na classe 49er FX

Esportes
01:48 | Ago. 03, 2021
Autor Agência Brasil
Foto do autor
Agência Brasil Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A dupla brasileira Martine Grael e Kahena Kunze conquistou o bicampeonato olímpico da classe 49er FX da vela no início da madrugada desta terça-feira (3) na Marina de Enoshima. A confirmação do ouro na Olimpíada de Tóquio (Japão), com 76 pontos perdidos, veio com a terceira colocação na regata da medalha.