Participamos do

Conselho Monetário muda regras do rotativo do cartão de crédito

Intenção é evitar o superendividamento e levar à redução dos juros praticados. Quando o cliente fizer o pagamento mínimo, ele terá 30 dias para quitar o saldo devedor, além da possibilidade parcelamento
12:43 | Jan. 27, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou nesta quinta-feira (25) a edição de novas regras para o pagamento do cartão de crédito. Com o objetivo de evitar o superendividamento e levar a uma redução dos juros cobrados, a partir deste ano o pagamento mínimo, como é conhecido o crédito rotativo, terá limites.

Anunciada pelo presidente da República, Michel Temer, em dezembro do ano passado, a medida foi definida pelo CMN, órgão é responsável por garantir a organização do sistema financeiro. Apesar da decisão de hoje do Conselho, as operadoras de cartão terão até 3 de abril para se adaptar e começar a oferecer o novo parcelamento.

Segundo o Banco Central, as instituições financeiras poderão oferecer um prazo máximo de 30 dias no pagamento rotativo do cartão de crédito. Depois desse período, o saldo devedor restante será automaticamente parcelado em até 24 meses se o pagamento total da fatura não for feito.

Queda nos juros do cartão

Essa opção é favorável para o consumidor, já que os juros do cartão de crédito podem superar os 400% ao ano e as linhas de crédito pessoal têm juros muito inferiores a essas. Com a redução do prazo, o governo espera que a taxa de juros praticada pelos bancos no crédito rotativo caia pela metade.
 
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente