Participamos do

Categoria considera "desmonte" fechamento de agências do BNB

Diretora-presidente da AFBNB, Rita Josina afirma que a medida vai na contra-mão da contratação de novos trabalhadores e da abertura de agências
16:33 | Jan. 23, 2017
Autor Rubens Rodrigues
Foto do autor
Rubens Rodrigues Repórter do OPOVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Contrária ao fechamento das 19 agências do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), anunciado no último dia 13, a Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste (AFBNB) entende que a medida reflete o desmonte das instituições públicas. Para a diretora-presidente da AFBNB, Rita Josina, o governo federal trabalha com a política de "estado mínimo".

"O fato é de se lamentar e exige mobilização contra a medida. Para instalar uma agência, são aportados estudo de mercado, aluguel de prédios, tecnologia, investimento em pessoal, publicidade, dentre outros itens. A reversão em pouco tempo, como é o caso, expressa sim, gasto público", afirma Rita. 
  
A diretora-presidente sustenta que, por tabela, a medida caracteriza desmonte já que a categoria tem acompanhado o mesmo em outras instituições. "A gente entende que as medidas de ajuste vão na contra-mão da contratação de novos trabalhadores e da abertura de agências", continua. Conforme a AFBNB, houve paralisão em todas as unidades do banco na última sexta-feira, 20. 

Com 300 agências espalhadas, o comunicado do fechamento diz que "as medidas alinham-se às demandas e desafios apresentados por clientes, investidores e sociedade". Ainda conforme comunicado, as medidas "ocorrem como resposta a um cenário cada vez mais desafiador". 

No último dia 18 enviou, a AFBNB enviou e-mail à Bancada Nordestina no legislativo federal, sobre o encerramento de quatro agências no Ceará - duas delas em Fortaleza, uma em Juazeiro do Norte e uma em Sobral. Os números estão abaixo somente das unidades da Bahia.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente