Participamos do

Venezuela deve ser suspensa do Mercosul

De acordo com as fontes, só algo de muito extraordinário evitaria a suspensão do país
13:04 | Dez. 01, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]O Mercosul deve decidir nesta quinta-feira, 1, pela suspensão da Venezuela do bloco por descumprir os requisitos de adesão dentro do prazo.

"A Venezuela só não será suspensa se algo muito extraordinário acontecer de hoje para amanhã, mas é muito difícil que o resultado seja outro", disse uma das fontes ligadas às negociações em entrevista à agência Reuters. A fonte preferiu não se indentificar.

Em uma reunião dos negociadores do bloco que acontece nesta quinta-feira, a Secretaria-Geral do Mercosul apresentará um documento relatando os avanços da Venezuela aos protocolos do bloco econômico. O resultado já se sabe e a posição por parte dos chancelers deve ser mesmo pela suspensão do país.

A Venezuela tinha até 1º de dezembro, quando completa quatro anos no bloco, para incorporar a sua legislação todas as resoluções do Mercosul. Ainda faltariam 112.

Um dos principais pontos que a Venezuela tinha se negado a aderir até agora é uma das bases do bloco,  o Acordo de Complementação Econômica 18. O documento prevê a tarifa externa comum e o programa de eliminação de barreiras tarifárias dentro do bloco.

A decisão de suspender o país do bloco deve ser tomada nesta quinta-feira e na próxima sexta-feira, 2, deve ser anunciado o comunicado em conjunto. De acordo com a fonte, a Venezuela ainda pode recorrer e abrir uma controvérsia, mas as chances de sucesso são mínimas. "É difícil que consigam reverter uma decisão, eles não tem no que se pegar", disse.

A chanceler da Venezuela, Delcy Rodríguez, declarou nesta semana que o país não deixaria o bloco e denunciou o que disse ser uma campanha dos governos de Brasil, Argentina e Paraguai de expulsar Caracas do grupo.

Em um anúncio na última terça-feira, 29, o Ministério de Relações Exteriores da Venezuela informou que o país já adotou um dos acordos econômicos necessários para fazer parte do bloco.

Empresários brasileiros reclamam que a presença da Venezuela tem atrasado decisões comerciais e regulatórias importantes.

"É uma decisão política que mostra que os países do Mercosul estão tentando ficar em linha com a realidade global", disse Roberto Ticoulat, presidente do Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras. "O Brasil precisa fazer parte do comércio global e não podemos mais esperar. Informações obtidas pela agência Reuters.
 
Redação O Povo Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente