Participamos do

Maceió e seus encantos completam 201 anos nesta segunda-feira

Banhada por belas praias e rica em cultura regional, a capital alagoana é visitada por turistas do mundo inteiro
13:25 | Dez. 05, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]A cidade de Maceió, capital do estado de Alagoas, completa 201 anos desde sua fundação nesta segunda-feira, 5. A capital alagoana ganha destaque por possuir belas lagoas, um litoral com um mar de águas azul-turquesa e verde-esmeralda e praias ornadas por coqueirais. Entre os pontos turísticos mais visitados na cidade estão as piscinas naturais de Pajuçara, as lagoas de Mundaú e Monguaça com suas nove ilhas, os mirantes e o núcleo de artesanato do Pontal da Barra com uma bela vista do pôr do sol, bares e restaurantes da cozinha regional. 
 
O nome tem origem indígena: “Maçayó” ou “Maçai-o-k”, significa “O que tapa o alagadiço”. A capital surgiu de um povoado em torno de um engenho de açucar e Porto de Jaraguá, em 1815. Dois anos depois, Alagoas foi emancipada do estado de Pernambuco e, em 1839,  a capital foi transferida da atual Marechal Deodoro para Maceió. 

Maceió atrai visitantes do mundo inteiro que vem à capital atraídos pelas belezas naturais da cidade litôranea. Um passeio pela orla, a pé ou de bicicleta, garante momentos inesquecíveis passando pela história e belezas locais. De jangada, chega-se às piscinas naturais de Pajuçara. Cadeirantes, idosos e demais pessoas com mobilidade reduzida, contam com jangadas acessíveis. As piscinas naturais funcionam como spas a céu aberto, pertinho da cidade e no meio do mar, repletas de peixes coloridos, com águas mornas e massagens relaxantes.

A cultura da cidade é expressiva na arquitetura do casario histórico, palácios, centros culturais, tetros, museus e igrejas. Ganham destaque o Museu Palácio Marechal Floriano Peixoto – antiga sede do governo; a Catedral Metropolitana e o Teatro Deodoro. A riqueza do folclore é vista nas ruas com os folguedos de Caboclinho, Carvalhada, Chegança, Bumba Meu Boi, Coco Alagoano, Guerreiro, Pastoril, Reisado, Quilombo e Zabumba. O artesanato é um diferencial que  encanta a todos pela criatividade, originalidade, beleza e qualidade. As peças de renda de filé e cerâmica são as mais representativas. O Pontal da Barra, o Mercado do Artesanato e a Feirinha de Pajuçara também contam com bordados, peças de couro, fibras, palha e esculturas variadas.

Fortaleza-Maceió

A capital Alagoana se encontra a 950,9 km da cidade de Fortaleza. Uma viagem de carro partindo da capital cearense até Maceió leva aproximadamente 12 horas. De acordo com informações divulgadas pelas companhias de viagens, não há voos direto entre as cidades.
 
Redação O  POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente