Participamos do

Empresários acreditam que economia deve melhorar em 2018

De acordo com o Sebrae, apesar de considerar 2016 como um ano ruim, a categoria já prevê uma melhora no faturamento já em 2017
11:50 | Dez. 21, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Responsáveis por 52% dos empregos do país, os donos de pequenos negócios apostam em um 2017 com ligeira melhora de faturamento.De acordo com pesquisa feita pelo Sebrae, 82% dos empreendedores acreditam que a retomada do crescimento da economia brasileira começará a partir de 2018. Para quase 63% dos empresários de pequenos negócios, 2017 terá desempenho melhor do que as vendas registradas neste ano. 

O levantamento realizado pelo Sebrae detectou que 2016 foi um ano difícil para as micro e pequenas empresas: 60% dos empreendimentos de pequeno porte tiveram um desempenho pior do que em 2015. “A recessão, com a consequente perda de emprego, e as altas taxas de juros são os fatores que mais contribuíram para esse cenário, que tende a apresentar melhoras a partir da renegociação das dívidas das micro e pequenas empresas com a Receita Federal. Ganha a economia e ganha o empreendedor que, com o caixa organizado, conseguirá aproveitar esta retomada do crescimento, até porque este ano foi muito sofrido”, analisa o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos. 

Para o presidente, é necessário encontrar saídas para desburocratizar e facilitar o acesso a crédito. “Os custos com antecipação de impostos e taxas são os que mais pesam no caixa das empresas. Neste momento precisamos de estímulos, e não de barreiras”.

Ainda de acordo com a pesquisa, 60% dos empreendedores dizem que 2016 foi pior que 2015. Para apenas 18%, foi melhor. Os motivos apontados são: a recessão (31%), o desemprego (27%), a taxa de juros altos (23%) e a inflação alta (15,5%).  
 
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente