Participamos do

Desemprego em Fortaleza chega a 13,2% em novembro

11:39 | Dez. 21, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O desemprego na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) atingiu a marca de 13,2% no mês de novembro, segundo pesquisa da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), a Fundação Seade e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socio-Econômicos (Dieese). O resultado foi divulgado na manhã de ontem, 21.

Frente ao mês anterior, houve alta de 0,3 pontos percentuais. O contingente de desempregados na capital é estimado em 246 mil pessoas para o mês de referência. O tempo mediano de procura por trabalho permaneceu em 26 semanas.

Em meio a isso, o setor privado perde vagas, com 16 mil postos a menos (em queda de 1,9%), enquanto o setor público cresce – com 4 mil ocupados a mais, ou 2,9% de aumento. Registraram aumento na ocupação também os profissionais autônomos, no contingente de 9 mil (crescimento de 2%).

Na variação anual, novembro de 2016 registrou uma taxa de desemprego total de 13,2%, frente aos 9,2% observados no mesmo mês do ano anterior. O tempo mediano de procura de emprego, há 12 meses, era de 17 semanas, e no último mês da pesquisa chegou a 26.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente