Participamos do

Produção industrial cresce 0,5% entre agosto e setembro

Na comparação com setembro do ano passado, no entanto, houve uma queda de 4,8%, marcando a 31ª redução consecutiva neste tipo de comparação
09:36 | Nov. 01, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Depois de dois meses de queda, em julho (0,1%) e em agosto (-3,5%), a produção industrial cresceu 0,5% na passagem de agosto para setembro deste ano, segundo dados da Pesquisa Industrial Mensal, divulgada nesta terça-feira, 1º, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na comparação com setembro do ano passado, no entanto, houve uma queda de 4,8%, marcando a 31ª redução consecutiva neste tipo de comparação. A produção industrial também apresentou recuos de 1,1% na média móvel trimestral, de 7,8% no acumulado do ano e de 8,8% no acumulado de 12 meses.

Além disso, o estudo mostra que, na passagem de agosto para setembro de 2016, apenas duas das quatro grandes categorias econômicas e nove dos 24 ramos analisados registraram expansão na produção. Entre os setores, as principais influências positivas foram registradas por produtos alimentícios (6,4%), indústrias extrativas (2,6%) e veículos automotores, reboques e carrocerias (4,8%).

Sendo que o primeiro, retomou parte da retração de 8,0% verificado em agosto. Já o segundo eliminando o recuo de 1,7% apresentado no mês anterior; e o último voltando a subir depois de acumular perda de 12,0% nos meses de julho e agosto.

Já na comparação com setembro de 2015, o setor industrial registrou queda de 4,8% em setembro de 2016, com resultados negativos atingindo as quatro grandes categorias econômicas, 19 dos 26 ramos, 51 dos 79 grupos e 58,5% dos 805 produtos analisados. Ademais, entre as atividades, coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-12,5%) e indústrias extrativas (-9,2%) tiveram as maiores influências negativas sobre a média da indústria.

 

Redação O POVO Online e Agência Brasil

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente