Participamos do

População negra foi a mais afetada pela crise nos últimos anos

Segundo pesquisa, o desemprego no país atinge mais à população afrodescendente
09:03 | Nov. 21, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Em comemoração ao Dia da Consciência Negra no último domingo, 20, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) divulgou estudo sobre o negro no mercado de trabalho.
 
O Dieese concluiu que as taxas de desemprego entre 2014 e 2015 cresceram nas seis regiões metropolitanas pesquisadas e, na maioria delas, o impacto maior foi sobre a população negra. A única exceção foi a região da grande Salvador.
 
A coordenadora da pesquisa na região de Porto Alegre, Virgínia Donoso, acredita que essa diferença ocorre por causa da desigualdade histórica sofrida pela população negra.
 
O estudo também mostra que o salário médio por hora trabalhada dos negros permanece inferior ao dos não negros, em todas as regiões. Salvador foi onde se identificou a maior desigualdade: o rendimento médio dos negros corresponde a 76% do dos não negros.
 
Virgínia Donoso lembra ainda que o pior salário é o de mulheres negras.
 
Mas o estudo revela que a diferença entre os salários reduziu nos últimos anos e que o salário dos não negros caiu mais do que o dos negros nos últimos dois anos de crise econômica, com exceção de Fortaleza.
 
Para a pesquisadora Virgínia Donoso, isso ocorre porque os não negros têm salários maiores, fazendo com que percam mais rendimento em um cenário de crise.
 
Agência Brasil 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente