Participamos do

''Oscar'' do empresariado acontece nesta quarta-feira em Fortaleza

O evento ocorre às 19 horas, no Hotel Gran Marquise
10:57 | Nov. 23, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Acontece nesta quarta-feira, 23, em Fortaleza a 6ª edição do prêmio ''O Equilibrista'', realizado pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Ibef), a premiação é considerada um ''Oscar'' do mundo dos negócios. O evento ocorre às 19 horas, no Hotel Gran Marquise. Neste ano, o prêmio será destinado ao empresário Candido Pinheiro, fundador da rede Hapvida de Saúde.

“O equilibrista é aquele executivo que consegue traduzir em resultados o melhor que o mercado possa oferecer, que apresenta boa desenvoltura em um cenário desfavorável aos negócios”, comenta Antônio Roque de Albuquerque, presidente do IBEF Ceará. A última edição do prêmio foi celebrada em 2014, premiando Fernando Cirino Gurgel, da Durametal, como o equilibrista. À época, o empresário pontuou a honra que era receber o prêmio, “principalmente quando olhamos para trás e vemos que ele já foi entregue para pessoas que conseguiram enfrentar grandes desafios”, comentou Fernando. O mesmo posicionamento é compartilhado pelo equilibrista de 2012, Ednilton Gomes de Soárez. “Representou para mim uma grande honra, principalmente pelos laureados (anteriores e posteriores) nomes que fizeram ou que fazem diferença no mundo empresarial cearense”. Para Ednilton, um equilibrista deve apresentar um perfil que envolva três pontos de grande importância para o país: economia, política e vida moral. “De preferência, o premiado deverá mostrar proeminência nestas três áreas. Quando não nas três, em pelo menos duas dela, sendo a última a mais importante”, finaliza.

É esse o perfil encontrado no vencedor da última edição do prêmio, Candido Pinheiro. O médico especialista em oncologia montou uma pequena clínica na avenida Aguanambi, em 1979, com consultórios, sala para pequenas cirurgias e apartamentos para a realização de quimioterapias. Com o aumento da demanda, Cândido decidiu transformá-la em um hospital – o Hospital Antônio Prudente, um dos mais modernos de Fortaleza. Atualmente o Hapvida é a maior operadora de saúde do Norte e Nordeste, com a maior rede de atendimento próprio das regiões, uma das duas maiores operadoras com capital próprio e genuinamente nacional e a terceira maior do país em número de beneficiários. 

"Sinto-me extremamente honrado por receber um prêmio desse nível, votado por executivos financeiros tão conceituados, principalmente, porque não me considero nem executivo, nem financeiro. Dirigir uma empresa no Brasil é um arte de equilíbrio, diante das dificuldades. Nunca deixará de existir momentos de crise e nem esse será o último. A luta será sempre para sair de casa, em direção ao trabalho, com equilíbrio mental e físico para sobreviver dentro do princípio de ética e moralidade. E, para sobreviver, uma empresa precisa respeitar seu cliente. Não adiantam exercícios financeiros se não atendê-los bem", comemora Candido.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente