Participamos do

Monitor do PIB indica retração de 0,99% no terceiro trimestre

07:50 | Nov. 18, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O monitor do Produto Interno Bruto (PIB) da Fundação Getúlio Vargas (FGV) indicou retração de 0,99% na economia brasileira no terceiro trimestre em comparação com o segundo. É o sétimo trimestre consecutivo em que há queda. A divulgação foi feita na manhã desta sexta-feira, 18.

Na comparação com o mesmo período no ano anterior, o terceiro trimestre registrou retração de 3%. A proporção é menor do que a registrada no trimestre anterior, quando a comparação resultou em queda de 3,4%. Segundo divulgado em nota, a FGV considera que esses números indicam uma recuperação mais difícil do que era anteriormente esperado.

Além disso, a queda registrada no fim deste trimestre, encerrado em setembro, é a maior de 2016 até o momento. A última vez que havia sido registrada uma retração maior foi no último trimestre de 2015, encerrado em dezembro, quando houve queda de 1,22% na atividade econômica.

Na taxa mensal de setembro, houve queda de 3,1% na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Nesse contexto, destaca-se a queda na formação bruta de capital fixo, na proporção de 10,9%.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente