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Mercedes lança sistema de freio automático para ônibus

O sistema para o ônibus por completo a 200 metros de uma provável colisão
11:24 | Nov. 24, 2016
Autor Jocélio leal
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Jocélio leal Editor-chefe dos núcleos de Economia e Negócios (Veículos, Imóveis e Empregos&Carreiras)
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Tipo Notícia
[FOTO1]A Mercedes-Benz lançou na 11ª Festranrio, a ser encerrada hoje, no Riocentro, na capital carioca, uma série novidades para ônibus urbanos e rodoviários. No urbano, o chassi 500 MDA HD. O chamado superarticulado permite até 10% mais passageiros ante a versão anterior, de 2013. A alemã define como o maior superarticulado para sistemas BRT e o maior articulado da marca no mundo. O diretor de vendas e marketing de ônibus, Walter Barbosa, explica que são 23 metros de comprimento, com capacidade para 223 passageiros. O modelo levado ao evento permitia 48 assentos e espaço para 175 passageiros em pé.

No segmento rodoviário, a novidade da Mercedes para o mercado brasileiro foi um pacote de novas tecnologias de segurança, já em uso noutros países, como Portugal. No rol, o AEBS – Advanced Emergency Braking System (sistema de frenagem de emergência). O sistema para o ônibus por completo a 200 metros de uma provável colisão. Funciona mesmo que o motorista nem pise no freio ou mesmo esteja a pisar de modo contínuo no pedal, em caso de cochilo, por exemplo. Primeiro, o AEBS emite sinais sonoros e de vibração como alerta para o motorista. Depois faz a frenagem parcial. No terceiro estágio, breca 100%.

Outros itens do pacote são o LDWS – Lane Departure Warning System (sistema de aviso de faixa) e o TPMS – Tyre Pressure Monitoring System (sistema de monitoramento da pressão e temperatura dos pneus). O impacto do pacote no preço final será de 7% a 8% do valor do veículo, segundo o vice-presidente de vendas, marketing e de peças & serviços para caminhões e ônibus, Roberto Leoncini.
 
Redação O Povo Online 

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