Participamos do

Feira Nacional do Camarão em Fortaleza começa nesta segunda-feira

O evento acontece no Centro de Eventos do Ceará e vai até a próxima quinta-feira, 24
10:18 | Nov. 21, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Acontece nesta segunda-feira, 21, às 19h, no Centro de Eventos do Ceará a abertura da XIII Feira Nacional do Camarão (Fenacam). O evento irá reunir autoridades e representantes da cadeia produtiva como o governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, e o governador de Rondônia, Confúcio Moura. 
 
Este ano, a Fenacam ocorre nos dias 21 (só abertura), 22, 23 e 24 de novembro, das 8h às 22h, e tem como tema central: “Maneiras de se conviver com a Mancha Branca". No encontro será discutido a carcinicultura e a aquicultura brasileira e mundial. Na ocasião, também serão gerados negócios e parcerias, entre aquisição de equipamentos, insumos e produtos da ordem de mais de R$ 100 milhões. A feira reunirá também conferencistas de diversos países, que proferirão palestras, todas com tradução simultânea. 

A carcinicultura marinha no Nordeste é a mais forte do país. O Ceará, por exemplo, é o maior produtor nacional de camarão cultivado e vem consolidando cada dia mais esse status. Segundo a ABCC, o estado fechou o último ano com uma produção de 50 mil toneladas, que representa 65,7 % da produção brasileira (76 mil toneladas). 

Durante a programação também acontece o XIII Simpósio Internacional de Carcinicultura; X Simpósio Internacional de Aqüicultura; XIII Feira Internacional de Serviços e Produtos para Aqüicultura e o XIII Festival Gastronômico de Frutos do Mar. 

''Mancha Branca''

O presidente da ABCC alerta que ainda há muito potencial na atividade a ser explorada no Brasil, em especial no Ceará, mas que um grande entrave deve afetar os números deste ano: a Mancha Branca. "Temos de buscar maneiras de superar e conviver com a mancha branca. Isso é possível, como biossegurança, boas práticas de manejo, entre outras ações. Vale ressaltar que até hoje nunca foi constatado nenhum mal ao ser humano por conta da doença", comenta o presidente da ABCC, Itamar Rocha. 

Sobre a Fenacam 2016:

A Fenacam 2016 reúnirá as maiores empresas mundiais envolvidas com a fabricação de equipamentos e insumos para a área de aquicultura, bem como, empresários, pesquisadores, técnicos, professores e estudantes ligados a essa atividade, notadamente a carcinicultura, onde somente no Estado do Ceará já existem mais de 1.000 produtores de camarão marinho e no país 2.500.
 
Redação O Povo Onlin

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente