Participamos do

Com vitória de Trump, OPEP diz que será mais difícil sustentar a meta preços do petróleo

Produtores poderão enfrentar perspectiva mais difícil para economia global
11:49 | Nov. 09, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A partir de agora, a meta da organização dos Países exportadores de Petróleo (OPEP) de tentar impulsionar os preços do petóleo se torna mais difícil.

Com a vitória de Trump para a presidência dos Estados Unidos, o cartel de produtores de petróleo devem enfrentar uma perspectiva mais difícil para a economia global e uma demanda menor de combustíveis.

A OPEP enfrenta também uma perspectiva de crescimento da produção de petróleo dos Estados Unidos, que já tem ajudado a promover um excesso de oferta global. Em sua campanha, Trump prometeu abrir todoas as terras e águas do país para a exploração a exploração de combustíveis fósseis.

Justamente no momento em que as petroleiras estrangeiras começam a voltar ao Irã, a dinâmica interna da OPEP deve mudar devido às promessas de Trump de apertar as políticas sobre o Irã.

"Apertem os cintos de segurança para mais turbulência e incerteza na economia global à frente", disse o historiador especializado em petróleo Daniel Yergin, vice-presidente da consultoria IHS Markit.

"O resultado da eleição dos Estados Unidos aumenta os desafios para os exportadores de petróleo porque deverá levar a um crescimento econômico mais lento em uma economia global que já é frágil. E isso significa mais pressão sobre a demanda por petróleo", acrescentou o analista.

Os preços do petróleo Brent chegaram a recuar em quase 4% nesta quarta-feira, 9, após a notícia da vitória do republicano, mas devolveram quase todas as perdas ao longo da manhã.

No próximo dia 30, a OPEP irá reunir-se em um esforço para reduzir a produção do grupo e o excedente global de petróleo, que derrubou os preços da commodity pela metade ante níveis de 2014. Informações obtidas pela Agência Reuters.
 
Redação O Povo Online com Agências 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente