Participamos do

Consulta ao 5º lote do IRPF está aberta

A restituição será ajustada de acordo com a taxa Selic de 6,71%
11:05 | Out. 10, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A consulta ao quinto lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2016 está aberta. Ao todo, deverão ser pagos R$ 2,576 bilhões a cerca de 2,2 milhões de contribuintes até o dia 17 de outubro. A restituição será ajustada de acordo com a taxa Selic de 6,71%.

O quinto lote também engloba restituições residuais dos exercícios no período de 2008 e 2015 de pessoas que deviam informações à Receita Federal. Além disso,  entre os contribuintes, estão contemplados mais de 25 mil idosos e 3.111 pessoas que possuem algum tipo de necessidade especial.

A lista com os nomes estará disponível no site da Receita na internet. A consulta também pode ser feita pelo Receitafone, no número 146. A Receita oferece ainda aplicativo para tablets e smartphones, que permite o acompanhamento das restituições.

O dinheiro será depositado nas contas informadas na declaração. O contribuinte que não receber a restituição deverá ir a qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para os telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para ter acesso ao pagamento.

Os dois últimos lotes regulares serão liberados em novembro e dezembro. Se estiverem fora desses lotes, os contribuintes devem procurar a Receita Federal porque os nomes podem estar na malha fina por erros ou omissões na declaração.

A restituição ficará disponível durante um ano. Se o resgate não for feito no prazo, a solicitação deverá ser feita por meio do formulário eletrônico - pedido de pagamento de restituição, ou diretamente no e-CAC , no serviço extrato de processamento, na página da Receita na internet. Para quem não sabe usar os serviços no e-CAC, a Receita produziu um vídeo com instruções.

 

Redação O POVO e Agência Brasil 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente