Participamos do

Brasil tem 7,5 milhões de inadimplentes com mais de 61 anos

Faixa etária representa 12,7% do total de pessoas com dívidas atrasadas em julho de 2016
09:49 | Out. 03, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Brasil tem 7,5 milhões de inadimplentes com mais de 61 anos, representando 12,7% do total de pessoas com dívidas atrasadas. O mesmo resultado registrado em junho, porém acima do analisado em maio quando o número estava em 7,4 milhões. O estudo foi realizado pela  Serasa Experian divulgado na sexta-feira, 30.

Para os especialistas, uma das explicações para o crescimento da porcentagem de pessoas acima de 61 anos entre os inadimplentes está relacionada com o crédito consignado. Como este tipo de financiamento é mais acessível aos aposentados, em momentos de alta da inflação e aumento do desemprego, muitos deles são levados a solicitar este tipo de crédito para socorrer as contas da casa, ajudar familiares e amigos.

Além disso, o estudo aponta que tamém é comum que isso ocorra principalmente em momentos de crise, que a renda dos aposentados seja utilizada por filhos e outros parentes para compor o orçamento familiar.

Para ajudar os idosos, o Serasa Consumidor disponibiliza na sua página da internet um guia com várias dicas e orientações para uma aposentadoria tranquila: www.serasaconsumidor.com.br/guiaidoso. O aposentado brasileiro também pode fazer um teste no link www.serasaconsumidor.com.br/testes/quiz/idosos para saber se está conseguindo organizar com sucesso suas finanças pessoais.

 

 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente