Participamos do

Zhang Yue apresenta em Fortaleza tecnologias para construção civil

O empresário chinês vem revolucionando o setor da construção civil mundial. A empresa dele, a Broad Sustainable Building (BSB), foi responsável por construir um edifício de 57 andares na China em apenas 19 dias
18:46 | Set. 28, 2016
Autor Irna Cavalcante
Foto do autor
Irna Cavalcante Repórter no OPOVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O empresário chinês Zhang Yue que construiu um prédio de 57 andares em apenas 19 dias na cidade de Changsha, na China, foi o destaque do último dia do InovaConstruir Experience, evento do setor da construção civil cearense. Com mais de cem patentes registradas, a empresa dele, a Broad Sustainable Building (BSB), é especializada em arquitetura modular pré-fabricada.

 

 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A BSB não é uma construtora e sim uma empresa especializada em inovação. Na prática, a empresa dele faz para uma construtora todas as peças de um edifício dentro da fábrica, com todo o encanamento, ligações elétricas e condutores de ar, para montá-los em outro local.

 


Nesta quarta-feira, dia 28, ele apresentou aos empresários cearenses alguns destes materiais que revolucionando o setor pelo mundo. Ao invés de cimento e concreto, os projetos dele usam mais materiais, a exemplo do aço inoxidável e fibras de carbono, especialmente desenvolvidos para trazer mais durabilidade, eficiência e qualidade para obra.

 

 

Neste modelo mais industrializado de construção, 90% do trabalho é feito dentro da fábrica. E a maioria dos dois mil funcionários que tem é remunerada para pensar em inovação. O resultado, ele diz, é um menor custo e menos tempo na construção. Porém, mais do que rapidez, o que a empresa busca é reduzir o consumo.

 

 

“Por não utilizar de eficiência na construção, os prédios geram muito desperdício e isso não é só aqui no Brasil, é no mundo todo”, exemplificando que nos prédios dele, graças às intervenções feitas nos materiais e em sistemas de iluminação e refrigeração, foi possível reduzir em 80% os gastos com energia aos moradores.

 

 

Nos últimos dois dias, o InovaConstruir Experience, realizado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon-CE) e a Cooperativa da Construção Civil do Ceará (Coopercon-CE), reuniu no Hotel Gran Mareiro especialistas e empresários em torno da temática inovação no setor da construção civil. Para o presidente do Sindicato das Construtoras do Ceará (Sinduscon-CE), André Montenegro, pensar em inovação e modernização de processos é fundamental para tirar o setor da crise. “O setor estava parado, o evento mexeu com a cabeça do setor. Não adianta ficar reclamando, tem que partir para inovação para criar novos mercados, criar novos produtos e pensar em melhorar produtividade para o nosso setor voltar a crescer novamente”.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente