Participamos do

Imposto Territorial Rural: 70% já enviaram sua declaração à Receita

Até 30 de setembro, 104.140 declarações foram transmitidas à Receita Federal no Ceará
08:37 | Set. 23, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Cerca de três a cada dez contribuintes, pessoa física ou jurídica no Ceará, deixaram para transmitir sua declaração de imposto territorial rural (ITR) a dez dias do fim do prazo de entrega, em 30 de setembro. Apenas 104.140 (70,8%) foram transmitidas ao fisco, o total esperado era próximo de  147 mil de declarações. No entanto, o percentual supera em 0,2% o ano anterior, quando 103.911 foram entregues até 20 de setembro, segundo dados divulgados pela Receita Federal na quinta-feira, 22.
 
Em 2014 e 2015, cerca de seis mil pessoas físicas e jurídicas transmitiram sua declaração de ITR após o dia 30 de setembro e tiveram de pagar a multa por atraso, calculada a 1% do imposto devido por mês ou fração de mês em atraso, e valor mínimo de R$ 50.
 
A falta de envio da declaração de imposto territorial rural impede a emissão de certidão negativa de débitos do imóvel rural, requerida para o produtor obter financiamento e crédito rural.
 
Até o dia 20 de setembro, houve o envio de 1.730 declarações retificadoras, a fim de corrigir omissões e erros contidos na declaração original. O total de retificadoras caiu 8,17% em relação ao mesmo período de 2015, quando 1.884 retificadoras haviam sido entregues.

Acompanhe o extrato do processamento da declaração

Após o envio da declaração de ITR pela internet, o contribuinte obtém um número de recibo da entrega da declaração. A partir do número do recibo e do Número do imóvel na Receita Federal (NIRF), o declarante pode obter o extrato simplificado do processamento da declaração e verificar a necessidade de corrigir erros e omissões da declaração original.

 

Agência Brasil 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente