Participamos do

Comércio eletrônico registra inflação de 6,01% em agosto

No período de 12 meses encerrados em agosto de 2016, dos dez grupos pesquisados, nove apresentaram aumento de preço e apenas um apresentou queda
09:30 | Set. 21, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O comércio eletrônico apresentou aumento de 6,01% em agosto de 2016 em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados do Índice Fipe/Buscapé. Em 2015, houve uma escalada da inflação anual, que chegou a  a quase 11% no início deste ano. Assim, os preços começam a crescer menos.

Esse comportamento de preços é explicado devido à diferença na cesta de produtos vendidos na Internet e fora dela, com pesos diferentes dos índices genéricos existentes e pelo Índice monitorar exclusivamente o e-commerce.
 
No período de 12 meses encerrados em agosto de 2016, dos dez grupos pesquisados, nove apresentaram aumento de preço e apenas um apresentou queda, havendo expressiva diferença entre os grupos de produtos que compõem o índice, que vai de uma queda de -1,17%, em telefonia, a um aumento de 9,08% em eletrodomésticos.

O aumento generalizado de preços no período anual teve influência da elevação do câmbio, que tem impacto direto sobre os preços de produtos de natureza eletrônica e, por sua vez, possui forte presença no comércio eletrônico.

 

Redação O POVO Online

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente