Participamos do

Atividade econômica registra queda de 0,1% no terceiro trimestre do ano

Segundo especialistas, a retração da atividade econômica em julho deste ano é um indicativo de que a recessão pode se estender por mais um trimestre, antes de demonstrar qualquer sinal de estabilização
11:24 | Set. 15, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A atividade econômica registra queda de 0,1% no terceiro trimestre do ano. Em comparação de julho de 2016 com o mesmo período do ano anterior, houve retração de 3,2%. No acumulado do ano até o mês analisado, foi registrada contração de 4,4% em relação ao mesmo período de 2015. Os dados fazem parte do Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica (PIB Mensal).

Segundo especialistas, a retração da atividade econômica em julho deste ano é um indicativo de que a recessão pode se estender por mais um trimestre, antes de demonstrar qualquer sinal de estabilização. Desemprego em ascensão, inflação e juros ainda em patamares elevados continuam pesando negativamente sobre a atividade econômica.

Pelo lado da oferta agregada, em julho, a agropecuária recuou 1,5% e a indústria 1,4% neste primeiro mês do terceiro trimestre. Em contrapartida, o setor de serviços avançou 0,3%, sendo o único setor da oferta agregada a apresentar crescimento.

Já do ponto de vista da demanda agregada, todos os componentes da demanda doméstica recuaram em julho: consumo das famílias (-0,7%); consumo do governo (-0,3%) e investimentos (-2,3%). Com alta de 4,9% nas exportações e queda de 6,9% das importações, estes componentes do setor externo evitaram um recuo ainda maior da atividade econômica em julho/16.

 

Redação O POVO Online

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente