PUBLICIDADE
Notícias

Rosengren, do Fed, alerta para impasse na decisão sobre juros

06:40 | 31/08/2016
O Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) pode estar se aproximando do desconfortável impasse de decidir entre o que quer para a economia e o que precisa ser feito para garantir estabilidade nos mercados financeiros, afirmou o presidente da distrital do Fed em Boston, Eric Rosengren, em notas preparadas para um discurso em Pequim.

Embora não tenha opinado especificamente sobre o que o Fed deveria fazer em relação às taxas de juros, Rosengren comentou que o setor imobiliário comercial poderá ser afetado na eventualidade de um novo choque econômico. Segundo Rosengren, esse tipo de preocupação pode influenciar a política de juros do Fed.

"Taxas de juros muito baixas podem levar a economia a atingir o duplo mandato do banco central mais rápido do que juros mais altos, mas é importante avaliar 'a que custo'", disse Rosengren no discurso.

"Quando a economia está próxima de atingir o duplo mandato - como é o caso da economia dos EUA agora - taxas muitas baixas podem levar a economia a alcançar e superar o emprego sustentável, gerando desequilíbrios maiores que podem ter impacto negativo na economia no futuro", argumentou Rosengren.

O Fed poderá diminuir esses possíveis riscos, embora se arrisque a prejudicar seus esforços de criar empregos para os americanos e gerar inflação de 2%, disse Rosengren.

"A normalização um pouco mais rápida da taxa (de juros) pode adiar o cumprimento do duplo mandato de pleno emprego e estabilidade dos preços, mas pode reduzir o risco de uma divergência maior do duplo mandato na próxima baixa da economia", afirmou. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS