Participamos do

Rally dos Sertões 2016 começa em setembro com desafio do Jalapão

Cearenses que participarão contam sobre preparação e expectativas para a disputa
12:25 | Ago. 29, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]O Rally dos Sertões 2016 , uma das maiores competições do planeta, está chegando. Nesta edição serão percorridos 3.212 quilômetros com largada em Goiânia (GO), dia 3 de setembro, e chegada em Palmas (TO), em 10 de setembro.  São 231 inscritos na competição, tanto do Brasil quanto de participantes da África do Sul, da Itália e do Uruguai.

Entre os brasileiros, estão os cearenses Hélio Pessoa e o Solon Mendes. Ambos têm como estratégias cumprir o percurso do dia, para assim, conseguir chegar ao sétimo e último dia de competição e, quem sabe, conquistar o pódio.

O piloto, Hélio Pessoa, participará pela segunda vez do Rally dos Sertões. Ano passado, ele sofreu um acidente no quarto dia de prova. Mesmo assim, não perdeu a vontade de encarar uma nova edição. "Os acidentes e os imprevistos fazem parte da competição (...) às vezes, as pessoas acham que o pódio é o mais importante. O mais importante é fazer o que gosta independente do resultado", explica.

Para 2016, o piloto pretende usar a experiência e a calma ao longos dos sete dias de aventura. Porém, Hélio também conta com uma preparação especial. "A gente faz uma preparação física com um personal  trainer e muito treino de quadriciclo", comenta.

O navegador, Solon Mendes, que participa há 19 anos do Rally, também está se cuidando para a competição para conseguir completar os sete dias de competição. "Tenho uma alimentação diferenciada e exercícios. Mas, a experiência dá um controle emocional para não gastar mais do que o necessário", diz.

Segundo ele, o navegador precisa ter uma boa concentração já que é responsável por guiar o piloto no trajeto proposto na planilha de cada um dos dias de provas. "Costumo dizer que ele é os olhos do piloto. O navegador faz o caminho que deve ser seguido por meio da planilha para o lugar que vai (...) Você tem que tomar decisões muito rápidas, se você não for rápido na navegação (...) você tem que falar que vai ter uma curva a tantos metros", esclarece, Solon Mendes.

Desafio do Jalapão (TO)

Toda a preparação, dedicação e atenção são principalmente para o percurso do Jalapão (TO), considerado por pilotos e navegadores o maior desafio do Rally dos Sertões 2016.  "O maior desafio é o Jalapão por fazer parte da etapa maratona e ser um 'deserto' aonde está toda a dificuldade de navegação", diz o piloto Hélio Pessoa.

O local é chamado de "deserto" por causa das areias, sendo motivo de preocupação dos participantes por conta das etapas de maratonas, nas quais eles não podem contar com ajuda da equipe de apoio mecânica. Dessa forma, os cuidados com o veículo fica sob responsabilidade do piloto e navegador ao passar pelo trajeto de difícil acesso.

A dica dos dois participantes cearenses para conseguir cumprir todas os dias de competição é de respeitar os próprios limites e ter atenção nos percursos. Assim, pilotos e navegadores têm chances de chegar ao sonhado pódio.

Confira o roteiro do Rally dos Sertões 2016:

03/09- Largada
Goiânia (GO)
04/09 – Etapa 1
Goiânia (GO) – Padre Bernardo (GO)
05/09 – Etapa 2
Padre Bernardo (GO) – Cavalcante (GO)
06/09 – Etapa 3
Cavalcante (GO) – Posse (GO)
07/09 – Etapa 4
Posse (GO) – Luís Eduardo Magalhães (BA)
08/09 – Etapa 5
Luís Eduardo Magalhães (BA) – Mateiros (TO)
09/09 – Etapa 6
Mateiros (TO) – Ponte Alta (TO)
10/09 – Etapa 7
Ponte Alta (TO) – Palmas (TO)

 

Redação O POVO Online

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente