Participamos do

Previsões de arrecadação para 2017 serão divulgadas até fim do mês, diz Meirelles

12:45 | Ago. 15, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse nesta segunda-feira, 15, que as novas estimativas para a arrecadação de impostos e contribuições para 2017 serão divulgadas até o final do mês. No final de semana, a Receita Federal rodou os modelos para estimar o quanto a arrecadação deverá crescer no ano que vem para a equipe econômica definir se será ou não necessário aumentar a carga tributária.

Na última quinta-feira, o secretário de Acompanhamento Econômico da Fazenda, Mansueto Almeida, havia antecipado ao Broadcast (serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado) que as novas estimativas seriam calculadas e divulgadas ainda nesta semana, mas o ministro marcou para até o final do mês a publicação dos dados.

Também será divulgado até 31 de agosto, segundo Meirelles, a nova projeção do governo para o crescimento do PIB no ano que vem. Segundo técnicos da Fazenda, se a nova expectativa saltar da atual 1,1% para 1,5%, automaticamente a arrecadação crescerá em 2017, não sendo necessário aumentar impostos. O ministro disse, no entanto, não descartou essa possibilidade, dizendo que se necessário haverá aumento de impostos.

Meirelles falou com a imprensa após ter se reunido por quase três horas com analistas do mercado financeiro na sede da XP Investimentos em São Paulo.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente