Participamos do

Opep irá conduzir conversas informais em setembro, diz presidente

07:30 | Ago. 08, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) vai conduzir conversas informais durante uma conferência sobre energia em setembro, afirmou hoje o presidente do cartel, Mohammed bin Saleh al-Sada, em meio a preocupações com a recente queda vista nos preços do petróleo.

Segundo Al-Sada, que também é ministro de Energia do Catar, a Opep está sempre discutindo formas de estabilizar o mercado.

"A Opep continua a monitorar os acontecimentos de perto e está em constante deliberação com todos os países-membros para debater formas e meios de ajudar a restabelecer a estabilidade e ordem ao mercado de petróleo", disse Al-Sada.

O presidente da Opep mostrou-se otimista em relação ao mercado de petróleo, ao dizer que a previsão é de demanda forte neste segundo semestre e queda na oferta mundial da commodity.

"A expectativa de maior demanda por petróleo bruto no terceiro e quarto trimestres de 2016, combinada com uma redução na oferta, está levando os analistas a concluir que a atual fraqueza no mercado é apenas temporária e que os preços do petróleo subirão na segunda metade de 2016", declarou Al-Sada.

Vários integrantes da Opep querem retomar a ideia de estabelecer novos limites à produção de petróleo nos próximos meses, à medida que o Irã amplia sua produção desde o fim de sanções internacionais impostas ao país, segundo o The Wall Street Journal. Alguns países, incluindo Venezuela, Equador e Kuwait, querem chegar a algum tipo de cooperação com nações que não pertencem à Opep, como a Rússia.

Uma iniciativa similar anunciada em abril em Doha, no Catar, não deu resultado, após a Arábia Saudita desistir de um acordo para congelar a produção, em resposta a uma recusa do Irã de fazer o mesmo. Fonte: Dow Jones Newswires.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente