Participamos do

Greve dos servidores do Tesouro deixa sem data divulgação do relatório da dívida

17:20 | Ago. 29, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Pela primeira vez, o Tesouro Nacional pode divulgar o resultado da dívida pública federal com atraso. É praxe que a secretaria ligada ao Ministério da Fazenda publique, até o último dia útil do mês, os resultados referentes ao mês anterior. Por meio de sua assessoria, o Tesouro informou que não há previsão para a divulgação.

Inicialmente, estava previsto que os dados referentes a julho fossem divulgados dia 24 de agosto, última quarta-feira. Mas, em virtude da greve dos servidores do Tesouro Nacional, a secretaria adiou a publicação e não há nova data para divulgação dos dados.

Os servidores do Tesouro buscam equiparação salarial após os ganhos obtidos pelos auditores fiscais da Receita Federal, que venceram a queda de braço e conquistaram aumento salarial e um bônus por eficiência, 95 dos 123 gerentes do Tesouro (77%) entregaram seus cargos.

O ofício comunicando a saída dos gerentes foi protocolado no órgão no dia 16 de agosto pelo Sindicato Nacional dos Auditores e Técnicos de Finanças e Controle (Unacon Sindical), após três semanas de greve. O restante do corpo funcional se comprometeu a não assumir os postos que ficaram vagos.

A paralisação já vinha deixando o sistema do Tesouro Direto instável e ameaça repasses da União a Estados e municípios. Os gerentes são considerados o "coração" do Tesouro, responsáveis pela parte operacional do dia a dia do órgão, fazendo a interação entre os analistas e os coordenadores, que estão em nível mais elevado de comando.

A paralisação dos servidores alterou ainda o horário de funcionamento do Tesouro Direto, programa de investimentos em títulos públicos pela internet. Em comunicado, a Secretaria do Tesouro Nacional informou que os investimentos em títulos do programa passarão a ser realizados das 18 horas às 5h. O horário normal de aplicação é das 9h às 5h do dia seguinte.

Com a mudança, não é possível fazer agendamentos das 9h às 18h. Já o horário para o resgate das aplicações, que já é das 18h às 5h, não foi alterado. Ao anunciar as mudanças das rotinas do Tesouro, a secretaria atribuiu os atrasos a "restrições operacionais".

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente