Participamos do

Governo inaugura equipamentos no Porto do Pecém

Os equipamentos de ponta serão utilizados inicialmente para atender a demanda da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP)
20:24 | Ago. 22, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O Governo do Estado inaugurou na manhã desta segunda-feira, 22, no Porto do Pecém, o descarregador de minério de ferro e acionou o funcionamento da correia transportadora que vai levar o minério e outros granéis sólidos de alta densidade do porto até as empresas instaladas no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). Os equipamentos de ponta, que juntos custaram R$ 272 milhões, serão utilizados inicialmente para atender a demanda da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP).

O governador Camilo Santana destacou que esta era uma das obras de infraestrutura que o Estado se comprometeu em fazer para atrair a siderúrgica para o Estado e que aliado a outras que ainda estão em andamento - como a implantação de mais três berços de atração de navios no Terminal de Múltiplo Uso (TMUT); a construção de uma segunda ponte de acesso que fará a ligação entre o litoral ao pátio de cargas; a construção de uma rodovia de Placas que vai permitir o movimento de caminhões pesados que vão transportar as placas da siderúrgica ate o porto e a duplicação da BR-155 – devem colocar o Porto do Pecém em novo patamar. “Poucos portos do mundo têm uma correia com essa dimensão e sem problema ambiental”.

A correia será utilizada para transportar minério de ferro e outros granéis sólidos de alta densidade do terminal portuário às empresas do complexo. O equipamento parte do berço externo do Terminal de Granéis Sólidos do porto até o ponto de entrega (Torre de Transferência), onde as empresas que utilizarão o insumo farão o transporte aos seus pátios de matérias-primas.

Já o descarregador funciona de forma contínua utilizando a tecnologia de elevador de canecas (do tipo bota), o que evitará o derramamento e a emissão de particulados ao meio ambiente durante a descarga de navios. Ele vai operar sobre trilhos e tem capacidade nominal de descarregar até 2.400 toneladas/hora de minério de ferro.

Durante a solenidade, também foi realizado o embarque de 32 mil toneladas de placas de aço com destino à Itália e Marrocos no navio Marsden Point, de Hong Kong. Este é o segundo carregamento feito pela CSP. O primeiro, com 20 mil toneladas destinadas a clientes na Itália e Turquia, foi encerrada na madrugada do dia 15. A expectativa é exportar até o final deste ano 1,6 milhão de toneladas de placas de aço.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente