Participamos do

Em que tipo de imóvel investir

"Não adianta comprar no meio do nada, em locais onde ninguém mora ou vai querer morar tão cedo"
01:30 | Ago. 27, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Para aqueles que têm como objetivo comprar imóveis como investimento, a hora é agora. Os preços estão mais baixos e as condições de pagamento mais facilitadas, o que deve se manter apenas neste ano, conforme expectativa do mercado imobiliário.

 

Mais ainda se forem em bairros mais distantes da região central da Cidade. “Essas regiões têm maior potencial de valorização e tendem a crescer mais rápido”, aponta João Carlos Gondim, vice-presidente de locação do Sindicato da Habitação do Ceará (Secovi-CE) e diretor comercial da A Predial imobiliária.


Cidades na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), como Eusébio e Caucaia são também boas opções para o investimento em loteamento, principalmente em terrenos “crus”, “desde que sejam adquiridos com preços 40% abaixo do mercado, aproximadamente”, diz João Carlos. Para ele, Eusébio é uma das cidades de maior potencial no Estado por ainda apresentar terrenos a preços bem baixos e por ter boa qualidade de vida do Brasil.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Já para aqueles que pretendem lucrar com locação, o mais recomendado é a compra de imóveis que tenham fácil aceitação pelo público, tais como salas comerciais menores e apartamentos compactos de, no máximo, 80 m². “Esses imóveis conseguem uma rentabilidade de aluguel melhor e na hora de vender têm uma maior procura”, afirma Anchieta Dourado, diretor e conselheiro do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Ceará (Creci-CE) e engenheiro civil especializado em imóveis.


Para investir em loteamentos, é preciso ter atenção, pois antes de tudo tem que se ter um conhecimento prévio e detalhado sobre a localização. “Não adianta comprar no meio do nada, em locais onde ninguém mora ou vai querer morar tão cedo. Vai demorar muito tempo para ter valorização e rentabilidade”, alerta Anchieta.


Já as quesitos importantes na compra um apartamento como investimento são a segurança e as opções de lazer. “Na hora da venda, esses são pontos que contam muito pelos clientes”, aponta Anchieta Dourado. Já as casas oferecem o espaço amplo e a privacidade como diferenciais, características ainda bastante desejadas pelo público.


Por outro lado, os loteamentos, mesmo não sendo atraentes visualmente, podem se tornar mais vantajosos ainda, mas a longo prazo, principalmente se houver a chance de instalação de grandes empreendimentos na região, como shoppings, postos de gasolina, escolas, supermercados etc. “Os lotes são investimentos muito bons, não a nada mais rentável hoje no mercado”, assegura o especialistas em imóveis.


Ceará

Fora da RMF, as cidades mais promissoras no Estado para investimentos são Juazeiro do Norte, Sobral, Crato, Barbalha, Iguatu e Quixadá. Regiões bem estruturadas que já contam com uma infraestrutura capaz de comportar novos empreendimentos.

 

Dentre os mais próximos a Fortaleza, estão Eusébio, Caucaia, São Gonçalo do Amarante e Maracanaú despontam como as mais atrativas para novos investidores.


FIQUE ATENTO!


VANTAGENS POR TIPO DE IMÓVEL

APARTAMENTO: proporciona segurança e maior área de lazer para os moradores, fatores que agregam muito valor. Mais fácil de conseguir interessados, mas o investimento é de mais alto valor

CASA: grande espaço e privacidade, destinada ao público com maior poder aquisitivo


LOTEAMENTO: no longo prazo, podem se tornar o investimento mais rentável, tendo em vista a valorização da região do entorno


SALA COMERCIAL: se localizada em boa região, tem valor agregado

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente