Participamos do

Dudley, do Fed, alerta que é prematuro descartar alta de juros este ano

08:00 | Ago. 01, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O presidente da distrital do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) em Nova York, William Dudley, recomendou que se mantenha a cautela em relação à trajetória futura dos juros do país, diante das incertezas em torno da perspectiva global, mas alertou que operadores que descartaram a possibilidade de uma elevação de juros ainda este ano estão sendo muito complacentes.

Nos últimos meses, autoridades do Fed têm sinalizado que altas de juros são possíveis neste segundo semestre, mas nem todos os operadores estão convencidos de que o BC norte-americano poderá agir.

Em discurso feito durante seminário promovido pelo BC da Indonésia e pelo Fed de Nova York, em Bali, Dudley também defendeu a estratégia de comunicação do Fed com o Wall Street, em meio a críticas recentes de que o BC dos EUA estaria deixando os operadores fora de sintonia com a instituição.

Segundo Dudley, que vota nas reuniões de política monetária do Fed, essa dinâmica não é sinal de que o BC esteja transmitindo suas diretrizes de forma ineficiente, mas indica que as expectativas para os juros futuros mudaram em relação a um ano atrás.

Na reunião da semana passada, o Fed manteve os juros de curto prazo inalterados, mas deixou aberta a porta para uma eventual elevação das taxas ainda este ano, talvez até mesmo em setembro, ao concluir que diminuíram os riscos à perspectiva econômica.

Dudley também reiterou que as decisões de políticas monetária do Fed dependem dos indicadores dos EUA. A principal questão, afirmou ele, é se o crescimento é suficiente para acabar com a ociosidade no mercado de trabalho e se o Fed está confiante de que a inflação retornará para sua meta anual, de 2%.

"Se isso acontecer, iremos elevar as taxas de juros de curto prazo gradualmente", disse Dudley. "Agora o momento exato...é incerto, já que não sabemos o quanto vamos crescer, não sabemos o que vai acontecer com a ociosidade no mercado de trabalho. Fonte: Dow Jones Newswires.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente