Participamos do

CNC: retomada na intenção de consumo das famílias depende do mercado de trabalho

15:00 | Ago. 16, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Uma retomada mais significativa na confiança do consumidor só será impulsionada através da geração de emprego, segundo a Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo (CNC). Apesar da alta de 0,9% na Intenção de Consumo das Famílias (ICF) em agosto ante julho, o indicador ainda registra queda de 15,3% em comparação ao mesmo período do ano passado.

A expectativa das famílias segue baixa em relação ao mercado de trabalho. No mês de agosto, o item Perspectiva Profissional, um dos sete componentes do ICF, teve alta de 0,5% em relação a julho. Porém, a expectativa em relação ao mercado profissional caiu 1,1% entre as famílias que recebem mais de 10 salários mínimos. Entre as famílias com renda até 10 salários houve alta de 0,9% na perspectiva.

Segundo a assessora econômica da CNC, Juliana Serapio, para que o indicador melhore é necessário que "a política fiscal seja restabelecida" e que o empresariado volte a ter confiança para investir no Brasil. "Uma melhora (no índice) vai acontecer com a retomada de confiança do empresário e com uma melhora na indústria, ou seja, com a geração de emprego. Se a confiança do empresário subir, ele irá contratar mais e fazer mais investimentos", afirmou.

Na visão da assessora, uma melhora significativa ainda deve demorar a acontecer. "Não acredito que neste ano terá uma reversão. Mas já será um alento ficar com uma pequena alta. Acredito em uma melhora no meio do ano que vem", afirmou.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente