Participamos do

Vou morar sozinho. Como planejar?

Morar sozinho é uma decisão importante, já que, pela primeira vez, você vai ter que lidar com toda a responsabilidade da casa, da compra dos móveis ao pagamento de contas mensais
17:09 | Jul. 26, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]
Veja alguns pontos que requerem atenção quando se decide ir morar sozinho. Organização e planejamento são indispensáveis:

Custos

Antes de se mudar, deve haver um planejamento para se ter certeza que será possível arcar com os seguintes custos: IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), aluguel (se for o caso), condomínio (ser for o caso), água, energia, telefone, alimentos, produtos de limpeza e cuidados pessoais.

Um conselho é fazer uma planilha para organizar os gastos e estar preparado para problemas emergenciais, como uma infiltração. Para não ser pego de surpresa, é aconselhável guardar 10% do seu dinheiro para esse tipo de situação.

Mobília

Mobiliar é uma das coisas mais difíceis quando o morador não tem muito dinheiro. Se tiver uma grana boa para gastar em móveis, ótimo, mas uma alternativa é ir atrás de unidades usadas. É interessante que, quando você for comprá-los, leve dinheiro para ser mais fácil fazer uma negociação.

Objetos de casa

Uma opção é fazer um chá de casa com os seus amigos e família. Pode-se fazer uma lista de coisas que você está precisando, e os convidados terão a liberdade de escolher o que consta na listagem.

Se você ainda assim não tiver como fazer um pequeno evento em torno disso, a melhor coisa é poupar e guardar o seu dinheiro um pouco mais, para poder fazer as compras do que for necessário em uma época de promoção.

Eletrodomésticos

A compra dos eletrônicos e eletrodomésticos da casa dependem muito do estilo de vida do morador, já que a rotina influência muito nesse quesito. Se você trabalha em tempo integral e estuda, o mais interessante é dar preferências para o micro-ondas, geladeira e sanduicheira. Os outros eletrodomésticos como fogão e máquina de lavar podem ser comprados posteriormente, quando você tiver condições para investir.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente