PUBLICIDADE
Notícias

UE e Reino Unido defendem maior cooperação em relações exteriores e segurança

12:00 | 18/07/2016
Autoridades britânicas e da União Europeia afirmaram nesta segunda-feira que irão continuar a trabalhar em conjunto em questões de segurança e relações exteriores apesar da saída do Reino Unido do bloco.

Os ministros de Relações Exteriores da UE, entre eles o recém-indicado Boris Johnson, se encontraram em Bruxelas com o secretário de Estado norte-americano. John Kerry. Este afirmou que a cooperação entre ambos era "essencial para promover a paz internacional, a estabilidade e a prosperidade".

Johnson, um dos líderes da campanha pelo Brexit, prometeu que o Reino Unido irá manter um papel de liderança na política externa da UE. O plano britânico de deixar a UE, disse, "não significa de forma alguma que estamos deixando a Europa".

Separadamente, a comissária de Relações Exteriores da UE, Federica Mogherini, se reuniu com Johnson para apresentar-lhe sua visão sobre as regras que guiarão essa cooperação agora que a separação entre o Reino Unido e a UE foi decidida.

Na reunião, segundo uma autoridade, Mogherini deu a entender que, enquanto a cooperação externa era bem vinda, "o resto da UE tem o direito de perseguir seus objetivos".

Diplomatas europeus também acreditam que o Reino Unido deveria ser mais cuidadoso ao lidar com temas de política externa agora que iniciou seu processo de desligamento. Alguns acreditam que Londres deveria manter um perfil menos vocal em questões importantes, como as sanções à Rússia. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS