Participamos do

Uber em Fortaleza poderá ser pago também em dinheiro

A nova modalidade de pagamento estará de disponível a partir das 14 horas desta segunda-feira, dia 11
20:00 | Jul. 06, 2016
Autor Irna Cavalcante
Foto do autor
Irna Cavalcante Repórter no OPOVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A partir da próxima segunda-feira, dia 11, às 14 horas, as corridas feitas por meio do aplicativo Uber poderão ser pagas também em dinheiro. Hoje o serviço é disponível apenas em cartão de crédito. Ainda em fase experimental, a nova modalidade de pagamento estará acessível no Brasil apenas nas cidades de Fortaleza, Recife e Salvador.

A gerente de comunicação da Uber no Brasil, Letícia Mazon, explica que a mudança atende a uma demanda específica da região Nordeste, tanto de usuários, de parceiros e dos órgãos de defesa do consumidor.

“Esta foi uma demanda muito daqui do Nordeste. E depois de ouvirmos, fomos conferir os números que foram impressionantes: 60% das pessoas que baixam o aplicativo aqui no Nordeste e se cadastram tem o cartão de crédito recusado no teste do banco. A missão da Uber é oferecer transporte acessível e confiável para o maior número de pessoas e a gente viu que para conseguir fazer isso de verdade precisávamos ser mais acessíveis na nossa forma de pagamento”, afirmou.

Ela explica que a implantação da nova modalidade de pagamento no sistema será feita aos poucos. Por isso, nem todos os usuários terão neste primeiro momento esta opção ao usar o aplicativo. A seleção será feita de forma aleatória pelo sistema. Com a mudança, novos usuários também poderão se cadastrar sem necessariamente informar o cartão de crédito.

Na prática, o que muda para o usuário é que a corrida poderá ser paga na hora e em espécie diretamente ao motorista. Já para os cadastrados, a taxa de 25% cobrada pelo Uber pelo uso da plataforma será descontada das corridas em cartão.

“A Uber não vai fazer coleta de dinheiro. Como a maioria das viagens ainda vão ser feitas em cartão e vão continuar sendo, e a experiência que a gente tem confirma isso, os pagamentos em dinheiro ficam inteiramente com eles e os 25% que é devido pelo uso da plataforma vai ser equalizado nas viagens que eles fazem em cartão. A taxa não muda”.

No Brasil, esta modalidade de pagamento será feita somente nas praças do Nordeste. Mas, ao redor do mundo, o recurso já está disponível em 85 das 430 cidades onde a empresa atua.

A Uber não divulga dados por cidade, mas de acordo com último balanço da empresa, o número de usuários no Brasil ultrapassa 1 milhão de pessoas e mais de 10 mil motoristas cadastrados.

Veja vídeo da entrevista com a gerente de comunicação da Uber no Brasil, Letícia Mazon:

[VIDEO1] 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente