PUBLICIDADE
Notícias

S&P eleva previsões de PIB da China após 2º trimestre melhor que o esperado

05:30 | 18/07/2016
A Standard & Poor's elevou suas projeções de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) da China para este e o próximo ano, após o país mostrar desempenho econômico melhor do que o esperado no segundo trimestre.

Em comunicado divulgado hoje, a S&P diz prever agora que o PIB chinês aumentará 6,6% em 2016 e 6,3% em 2017, estimativas cerca de 0,25 ponto porcentual acima das projeções anteriores. Para 2018, a previsão continua sendo de crescimento de 6%.

Dados publicados na semana passada mostraram que o PIB da China teve expansão anual de 6,7% no segundo trimestre, repetindo o resultado do trimestre anterior e superando a projeção de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, de +6,6%.

As novas projeções, no entanto, não significam que a S&P avalia que houve progresso na saúde da economia chinesa. "Na verdade, isso mostra que superestimamos o apetite das autoridades (chinesas) por crescimento mais fraco do PIB, como forma de melhorar a sustentabilidade financeira no médio prazo", comentou o economista-chefe da S&P para a Ásia e o Pacífico, Paul Gruenwald.

Para a S&P, a atual trajetória da economia chinesa continua sendo insustentável, uma vez que "o avanço do crédito tem sido em ritmo duas vez maior que o crescimento nominal do PIB".

TAGS