Participamos do

Preços das importações nos EUA sobem 0,2% em junho ante maio; previsão +0,5%

10:05 | Jul. 13, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Os preços dos bens importados subiram em junho impulsionados pelo avanço dos preços do petróleo, sugerindo que uma economia global resiliente tem acelerado a inflação.

Junho registrou o quarto aumento mensal consecutivo. Os preços das importações subiram 0,2% entre maio e junho, de acordo com o Departamento do Trabalho dos EUA, depois de elevação de 1,4% no mês anterior. Economistas consultados pelo Wall Street Journal esperavam elevação de 0,5%.

O avanço mensal nos preços das importações em grande parte reflete a recuperação do petróleo. Os preços de importação do petróleo subiram 6,4% em relação a maio. Na comparação anual, no entanto, houve queda de 27%.

O aumento do mês passado nos preços de importação foi modesto e a trajetória ainda é incerta. Durante o ano passado, os preços ainda estão abaixo de 4,8%. Mas a tendência de curto prazo é para cima: somente entre fevereiro e maio, os preços de importação tiveram a maior alta em um período de três meses desde o início de 2011.

Excluindo os combustíveis, os preços das importações diminuíram 0,3% entre maio e junho e 2% ante o ano anterior. Os preços dos alimentos caíram 1,3% em maio e 2,5% ante o ano anterior.

A desaceleração nas economias estrangeiras tinha prejudicado a demanda por muitas commodities, pesando sobre os preços no mercado global. O dólar forte, por sua vez, torna as importações relativamente mais baratas para os consumidores dos EUA e as exportações mais caras para os compradores de outros países. Entretanto, o dólar tem se desvalorizado desde o começo do ano, e os preços do petróleo se firmaram desde então, atingindo US$ 50 o barril nas últimas semanas, após terem registrado os menores valores em décadas, abaixo de US$ 30 por barril em janeiro.

Fonte: Dow Jones Newswires.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente