Participamos do

Pequenas mudanças para economizar água

01:30 | Jul. 09, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O racionamento d’água em Fortaleza deve começar no final do mês. Inicialmente previsto para o início de julho, os consumidores ganharam um tempinho a mais para se preparem. Além de consciência e algum esforço individual, pequenas mudanças em casa, com troca ou instalação de alguns itens, fazem toda a diferença. Além de se preparar para os dias em que não haverá abastecimento d’água – o que acontecerá dia sim, dia não – você ainda pode conseguir uma folguinha na conta.

 

O banheiro é o lugar da casa em que podemos realizar mais trocas para reduzir o consumo de água, afirma Adriana Junqueira, gerente de produtos da Tend Tudo. Nos sanitários, o mais indicado é optar pela válvula de dois fluxos, que utiliza apenas três litros de água para resíduos líquidos e seis para resíduos sólidos. “Por meio desse sistema de acionamento, a economia de água pode chegar a até 70%”, diz.


As torneiras automáticas também são ótimas pedidas, pois o percentual de economia de água chega até 85% e podem ser usadas por toda a casa. Elas podem vir acompanhadas de sensores ou arejadores. Os sensores, por exemplo, regulam a vazão para o período em que as mãos ou objetos estejam perto da torneira.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Já os arejadores, que misturam ar à água, diminuem o fluxo, mantendo a sensação de volume. Para se ter uma idéia, uma torneira comum gasta cerca de 20L de água por minuto, já com o arejador, o gasto é diminuído para cerca de 8L.


“Além de tudo isso, na hora de lavar a casa é possível, e necessário, economizar água utilizando lavadoras de alta pressão que, comparadas a uma mangueira convencional, chegam a economizar 80% d’água”, completa a gerente.


No jardim, a economia pode ser feita por mangueiras com temporizadores, indica Jardel Magalhães, coordenador de encanamento da Leroy Merlin. “Você pode colocar um tempo para que elas reguem e depois cessar, evitando o desperdício”, diz.


Outro produto que pode auxiliar na busca por economia são os reguladores de vazão, que têm a função de regular o fluxo de água que passa pelo produto. Eles podem ser utilizados para torneiras e chuveiros.


Além disso, é preciso ficar atento à tubulação e fazer reparos, se necessário, para evitar vazamentos que, ao longo do mês, podem aumentar o consumo de água.


A redução, segundo Jardel, pode ser percebida já no primeiro mês de troca dos produtos convencionais por esses, que são mais sustentáveis. “Se você pegar uma conta de água do mês anterior para o mês seguinte a troca, com certeza você vai notar a redução de em média 70%. É até mais rápido o retorno do que na conta de energia”, conclui.

 

PRODUTOS PARA ECONOMIZAR


Torneira Automática evita que alguém esqueça a torneira aberta, ou mal fechada

 

Bacia com Caixa Acoplada é preparada com sistema de descarga com tecnologia Duo, com dois botões. Um de descarga completa, com 6l, e descarga com volume reduzido, de 31


Arejador Articulável mistura água com ar fazendo com que você tenha a sensação de que o fluxo de água é maior. Assim, você abre menos a torneira

 

Regulador de Vazão tem a função de regular o fluxo de água. Eles podem ser utilizados para torneiras e chuveiros

 

Temporizador para Irrigação possui um ajuste de tempo que vai de 5 a 120 minutos, bloqueando a vazão da água após o tempo regulado

 

"De um mês para o outro, você vai notar a redução de em média 70% na conta de água"

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente