Participamos do

País não pode ficar dependente apenas de fluxos externos, diz Le Grazie na CAE

11:30 | Jul. 05, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O indicado para a diretoria de Política Monetária do Banco Central (BC), Reinaldo Le Grazie, afirmou nesta terça-feira, 5, que o País não pode ficar dependente apenas de fluxos externos como um fator para definir a cotação do câmbio doméstico. Segundo ele, há outros fatores que também precisam entrar nessa equação. Le Grazie fez estas afirmações durante sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.

O aspirante a diretor afirmou que a questão dos spreads bancários deve ser endereçada pelo Banco Central e que a concentração bancária é uma tendência global, que acaba ocorrendo no Brasil também. O BC, conforme Le Grazie, avalia o resultado final do resultado fiscal e não exatamente onde os recursos são alocados individualmente. "O BC tem visão agregada do fiscal, e não deve ter visão alocativa dos gastos", disse.

Intervenções pontuais

Le Grazie concordou com um senador sobre a maior oscilação do dólar nos últimos meses. "Realmente, a volatilidade no câmbio nos últimos tempos tem sido maior do que a média", comparou durante sabatina na CAE do Senado. Ele disse que isso é reflexo da volatilidade de outros fatores, como a inflação também, por exemplo, e que isso se reflete em todos as outras variáveis, inclusive no câmbio. "Temos de conseguir reduzir a volatilidade, vamos fazer isso com o tripé (macroeconômico)", disse.

Le Grazie afirmou que o câmbio no Brasil é flutuante. Segundo ele, a livre flutuação lato senso não é uma prática usada no mundo inteiro. "No Brasil, (a flutuação) não deve ser limpa, total. Devem haver intervenções pontuais", defendeu, citando, principalmente quando aparecem movimentos muitos bruscos sobre essa variável.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente