Participamos do

O imóvel certo para o seu negócio

01:30 | Jul. 23, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Ter o próprio negócio é o sonho de muita gente. Por isso, optar pela locação comercial para focar o capital de giro disponível na atividade principal da empresa é uma boa opção. É o caso do chefe de cozinha, Pedro Aquino, que resolveu alugar um ponto comercial e abrir um pub.

 

Mas para conseguir fechar o contrato, o chefe de cozinha teve de passar por alguns procedimentos. “O primeiro contato é com a imobiliária ou proprietário para ver as condições do imóvel. Se agradar, você passa por cadastro de aprovação de renda para a locação. Em seguida, começa a negociação com a imobiliária”, explica. Além disso, no processo de negociação podem estar também as eventuais carências. Após o reconhecimento de firma em cartório, é feita uma vistoria na locação, em seguida, a entrega do imóvel.


A gerente administrativa do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-CE), Maria Lúcia Forti, dá algumas dicas para quem pretende alugar um imóvel comercial. “Primeira coisa que se deve verificar é se as taxas de pagamento do imóvel estão ok”, esclarece. Saber se na região pode ser permitido colocar o tipo de negócio desejado é importante também. Isso porque é difícil conseguir alvará de funcionamento da Prefeitura caso se alugue um espaço para montar uma empresa de festa em um bairro residencial.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Para além das recomendações de Maria Lúcia, o chefe de cozinha também alerta estudar o negócio que pretende abrir. “A escolha do ponto é o mais difícil, pois não é a gente que escolhe o que vai ser naquele ponto. É o ponto que diz o que dá certo para lá. Tem que ter um conhecimento de mercado para a região e noção de tipologia de negócio”, comenta.


João Carlos Gondim, vice-presidente do Sindicato da Habitação (Secovi-CE), indica, de preferência, escolher ambientes de grande visibilidade, como a avenida Santos Dumont. “Mas a localização vai depender do público alvo que a pessoa quer atingir, se vai ser classe A, classe C”, analisa.


Maria Lúcia lembra que é importante analisar as cláusulas do contrato, se estão de acordo com a lei, e exigir do proprietário relatório do estado físico do imóvel. O que não descarta visita ao local, para saber o imóvel está de acordo com o relatado do documento.

Reformas

Às vezes, para atender as necessidades do locatário, o imóvel precisa passar por reformas. De acordo com Gondim, é mais viável já fazer a locação de um imóvel que seja mais adequado para o tipo de empreendimento que pretende abrir. “Vê se vai precisar de muita reforma e o valor da reforma que vai precisar fazer no imóvel. Por exemplo, se antes era uma loja de roupa e a pessoa quer alugar um restaurante, isso vai demandar tempo e dinheiro”, analisa.

 

Foi o que aconteceu com Pedro Aquino. Antes de ser um pub, o local foi uma confeitaria e uma farmácia. Devido a isso, foi necessário fazer alguns ajustes. “A reforma foi pouca. Acrescentamos um balcão e fizemos um banheiro de estrutura. A pintura mudamos tudo, decoração. Também teve a mudança da calçada”, diz.


Gondim lembra que antes de fazer qualquer tipo de reforma no local, o proprietário deve ser avisado para autorizar as mudanças. Além disso, o dono do imóvel deve ser alertado do tipo de negócio que o locatário pretende investir para também autorizar ou não o estabelecimento. Em relação ao contrato, geralmente pode ser renovado após um ou dois anos se ambas as partes quiserem.


O primeiro contato é com a imobiliária ou proprietário para ver as condições do imóvel. Se agradar, você passa por cadastro de aprovação de renda para a locação. Em seguida, começa a negociação com a imobiliária

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente