Participamos do

Lei que permite o uso do FGTS para consignado é promulgada

A medida tem como objetivo facilitar o acesso ao crédito consignado pelo trabalhador privado
09:53 | Jul. 15, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Congresso Nacional promulgou a lei que permite ao trabalhador do setor privado oferecer até 10% do saldo de seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para servir como garantia em um empréstimo consignado (com desconto na folha de pagamento).

 

A lei que foi publicada nesta sexta-feira, 15, no Diário Oficial da União, faz parte de uma medida provisória editada ainda no governo da presidente afastada Dilma Rousseff.

A medida tem como objetivo facilitar o acesso ao crédito consignado pelo trabalhador privado.

Além disso, segundo o texto, o empregado, em caso de demissão sem justa causa, também poderá dar como garantia nas operações até 100% do valor da multa paga pelo empregador.

A modalidade de empréstimo, com desconto na folha de pagamento, é mais fácil de ser concedida, e a juros menores, a funcionários públicos, devido a estabilidade no emprego.

Em março, no momento em que foi editada a MP, o Ministério da Fazenda estimou a possibilidade de a MP possibilitar reduções nas taxas de juros cobradas de trabalhadores privados na tomada dos financiamentos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

 

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente