Participamos do

Jovens inventores criam sensor de alerta para veículos automotores

O sistema informa ao condutor sobre a queima da lanterna dos veículos, reduzindo o risco de acidentes
12:09 | Jul. 21, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Os estudantes Mateus Cristaldi Cartacho e Pedro Henrique Limite, afiliados à Associação Nacional dos Inventores (ANI), criaram o "sensor de alerta para veículos automotores", que atua diretamente na pronta identificação da falha na luz de freio. Esse problema pode não ser detectado facilmente pelos condutores e levar ao aumento do risco para acidentes em estradas ou mesmo em perímetro urbano.

A ideia surgiu da observação dos problemas que surgem na condução do veículo, principalmente à noite, diante da falha ou falta da luz de freio. O “sensor de alerta para veículos automotores” funciona por meio de comparadores de tensão e sinaliza no painel sempre que uma das lanternas estiver queimada. O sistema pode ser instalado em qualquer modelo de automóvel.

Mateus e Pedro Henrique têm como público-alvo concessionárias e montadoras que poderiam oferecer o produto já instalado em toda sua frota ou como adicional aos consumidores.

O “sensor de alerta para veículos automotores” já está registrado junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e, no momento, os inventores buscam por investidores para viabilizar a produção e venda do produto, seja por meio da venda da patente ou do seu licenciamento.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente