Participamos do

Inflação ao consumidor dos EUA sobe 0,2% em junho ante maio; previsão +0,2%

10:00 | Jul. 15, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos avançou 0,2% em junho ante o mês anterior, na quarta alta seguida do indicador. O avanço sinaliza que a inflação pode estar ganhando mais firmeza no país, com os efeitos do petróleo barato e do dólar valorizado perdendo força. O avanço veio em linha com a previsão dos analistas ouvidos pelo Wall Street Journal.

O núcleo do CPI, que exclui categorias voláteis como alimentos e energia, subiu 0,2% em junho ante o mês anterior, no terceiro avanço nesse patamar consecutivo. O dado também veio em linha com o esperado.

O índice cheio do CPI subiu 0,4% no mês em abril e avançou 0,2% em maio. Em junho, o avanço nos preços foi desigual: os de energia tiveram crescimento de 1,3%, mas os de alimentos recuaram 0,1%.

O CPI subiu 1,0% em junho na comparação anual, o mesmo valor de maio. Excluindo-se alimentos e energia, o avanço anual foi de 2,3% em junho, atingindo o maior nível desde maio de 2012. Fonte: Dow Jones Newswires.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente