Participamos do

Fortaleza tem o segundo melhor aeroporto do Nordeste, diz pesquisa

A pesquisa revelou que no quesito quantidade e qualidade desses estabelecimentos, o terminal foi o único a atingir a meta nacional de desempenho
18:24 | Jul. 14, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, foi considerado o segundo melhor da região Nordeste, atrás de Recife, de acordo com o boletim do 2º trimestre de 2016 da Pesquisa Permanente de Satisfação do Passageiro, realizada pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. Na avaliação dos passageiros, o terminal melhorou em 29% o custo-benefício dos produtos de lanchonetes e restaurantes, passando de 2,33 para 3,32 em comparação com o mesmo período de 2015.

A pesquisa também revelou que, no quesito quantidade e qualidade desses estabelecimentos, o terminal foi o único a atingir a meta nacional de desempenho estabelecida pelo governo, com nota 4,01. O objetivo é manter as médias acima da nota quatro, em uma escala de um a cinco.

 O terminal liderou no item disponibilidade de tomadas (4,62) e, em um espaço de um ano, evoluiu 13% na percepção da qualidade da internet/wi-fi, que passou de 2,93 para 3,37. Em contrapartida, a menor nota atribuída ao aeroporto foi para o custo-benefício do estacionamento (2,57). Ao todo, foram realizadas 13.452 entrevistas nos meses de abril, maio e junho de 2016. Desde que o estudo começou a ser realizado, em 2013, mais de 225 mil pessoas foram ouvidas. O levantamento é realizado pela Praxian – Business & Marketing, responsável pela pesquisa de campo, e o nível de confiança do estudo é de 95%, com margem de erro de 5%.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

[SAIBAMAIS3]Pesquisa

Os 15 aeroportos responsáveis por 80% da movimentação de passageiros da aviação regular no Brasil mantiveram o nível de 86% de aprovação no 2º trimestre de 2016, segundo resultados da Pesquisa Permanente de Satisfação do Passageiro, realizada pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. Isso significa que a maioria dos passageiros entrevistados avaliou os principais aeroportos do País com nota quatro (bom) ou cinco (muito bom), em uma escala de um a cinco.

Os indicadores de facilidades ao passageiro, serviços prestados por companhia aérea, infraestrutura aeroportuária e serviços públicos também mantiveram um nível de 74% de aprovação neste trimestre, ficando com notas igual ou superior a quatro. No mesmo período de 2015, o índice era de 67%.

Após um ano, o Aeroporto Internacional Afonso Pena, em Curitiba, voltou a ser apontado como o melhor terminal do País, com nota 4,64. O Aeroporto Santos Dumont do Rio de Janeiro ficou em segundo lugar, com nota 4,44; seguido por Guarulhos, São Paulo,com 4,40; Recife com 4,36; e Viracopos, SP, com 4,34. Entre os aeroportos que mais evoluíram em relação ao mesmo período do ano passado, estão Guarulhos (8,8%) e Santos Dumont (8,6%), duas das principais portas de entrada para a Olimpíada e Paralimpíada.

“Mais uma vez, entre os cinco melhores terminais, três são da rede Infraero, o que destaca cada vez mais a disputa saudável e aprimoramento dos gestores aeroportuários na prestação dos serviços aos passageiros, após o início da série histórica da Pesquisa, em 2013. Nesta rodada, vemos o Aeroporto Santos Dumont em segundo lugar, no esforço para chegar a primeiro do ranking. Isso mostra que a pesquisa serve como base para que os aeroportos saibam os pontos que precisam melhorar e o que já está dando certo na gestão” afirma o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente