Participamos do

Eulina: IPCA de julho refletirá reduções na tarifa de energia elétrica

12:40 | Jul. 08, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A inflação de julho apurada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve refletir reduções na tarifa de energia elétrica residencial. Estão previstos impactos de diminuição nas contas de luz em Porto Alegre, São Paulo e Curitiba, lembrou Eulina Nunes dos Santos, coordenadora de Índices de Preços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em Porto Alegre, uma das empresas reduziu em 7,50% a tarifa em 19 de junho, então parte desse impacto ainda será absorvido pelo IPCA de julho. Em São Paulo, a principal empresa de energia elétrica diminuiu em 7,30% a tarifa cobrada ao consumidor a partir de 4 de julho, enquanto a conta de luz em Curitiba registrou recuo de 13,83% em 24 de junho.

Na direção oposta, devem pesar no próximo IPCA o reajuste nacional de 9,04% no ônibus interestadual em 1º de julho, além de aumentos na taxa de água e esgoto em Porto Alegre (de 11,45% em uma das empresas de abastecimento a partir de 1º de julho), Salvador (parte do reajuste de 9,98% em vigor desde 6 de junho) e Goiânia (reajuste de 9,10% em 1º de julho).

Embora o IPCA tenha desacelerado na passagem de maio para junho, saindo de 0,78% para 0,35%, Eulina lembra que os preços ao consumidor continuam em trajetória ascendente. "A taxa desacelerou, mas continua crescendo. Os preços continuam crescendo, mas menos do que no mês de maio", frisou a pesquisadora.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente