Participamos do

Como não errar na hora de comprar um imóvel na crise

Mesmo em um período de recessão econômica é possível adquirir um imóvel. Veja alguns cuidados para facilitar a sua compra
14:52 | Jul. 20, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]
Antes da compra
A tendência é que os preços de casas e apartamentos diminuam, por isso, antes de realizar o sonho da casa própria, é mais prudente dar uma segurada no dinheiro e se manter com um aluguel que esteja em conta. Só não deixe de poupar grana para ter mais poder de negociação na hora da compra.

Estudo aprofundado
Essa dica pode parecer meio óbvia, mas é necessária. Primeiro, porque não dá para comprar o primeiro lugar legal que você ver pela frente. Deve haver uma pesquisa da parte do comprador sobre os financiamentos, os preços e possíveis quedas de valores.

Melhor pagamento

Uma das dicas é dar a maior entrada possível. O ideal é que seja mais de 50% do valor do imóvel. Quanto menor o prazo de financiamento, menores serão os juros e o risco de inadimplência. Outra sugestão é procurar fazer o pagamento à vista, já que isso pode render pelo menos uns 20% de desconto. Uma boa é frequentar saldões de construtoras, pois pode render um abatimento ainda maior, de mais 40% do valor.

Atenção para o imóvel

Para evitar qualquer dívida posterior à compra do imóvel, encontre um especialista para verificar se há problemas de infiltrações na estrutura do novo lar, que muitas vezes estão disfarçados com pinturas. Não deixe de conferir também os documentos do imóvel e do vendedor. Se o apartamento for adquirido na planta, analise a situação da construtora.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente